Recuperação produtiva do cerrado une 4 mil produtores

Ministra Tereza Cristina lança o Projeto Paisagens Rurais com apoio do BIRD e parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã

O Projeto Paisagens Rurais, divulgado nesta quarta-feira, 3 de abril,  vai capacitar e prestar assistência técnica e gerencial a 4 mil produtores rurais de nove estados e do Distrito Federal. Um trabalho totalmente voltado para a recuperação ambiental produtiva do cerrado e a geração de renda.

A iniciativa  coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério da Agricultura, lançada pela Ministra Tereza Cristina, tem o apoio do Bird e parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Embrapa  e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Continue a leitura após o anúncio

O programa une meio ambiente e agricultura, fato destacado pela Ministra Tereza Cristina: “Para preservar o meio ambiente é preciso ter a agricultura consciente, a agricultura trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável”. E concluiu que agora oi produtor rural ganha mais condições para preservar o meio ambiente.

O cerrado é o bioma mais produtivo do país, de onde saem todos os alimentos e todas as riquezas para alimentar o Brasil e o mundo, enfatizou a Ministra. “É ali que temos grande parte da água potável do Brasil. Um dos grandes reservatórios mundiais está no cerrado, e temos de cuidar de nossa água, de nosso solo, precisamos dar condições para que nosso produtor possa fazer isso, principalmente o pequeno, aquele que mais precisa”

O Paisagens Rurais terá US$ 21 milhões do Fundo de Investimento Climático (CIF), disponibilizados por meio do Programa de Investimentos em Florestas (FIP). Foram selecionadas preliminarmente 53 ottobacias, que cobrem uma área de 12,5 milhões de hectares, distribuídos em nove estados do Cerrado: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul,  Mato Grosso, Piauí, São Paulo e Tocantins. Imóveis rurais do Distrito Federal serão utilizados como áreas demonstrativas.

“Sou uma defensora de que a sustentabilidade só vem via produção, desenvolvimento e renda. Lugar onde tem pobreza extrema não tem preservação. Cada vez mais, precisamos mostrar o que o Brasil já tem e já vem fazendo. São poucos países do mundo que têm”, concluiu a Ministra.

No lançamento do Projeto Paisagens Rurais, a ministra Tereza Cristina contou com a participação do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, da diretora interina do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Doina Petrescu, e do presidente da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.

Todos destacaram os benefícios do projeto para a recuperação ambiental de paisagens degradadas do cerrado. Além de permitir ao pequeno produtor se adequar ao cumprimento do Código Florestal. A Ministra Tereza Cristina disse que, ao estar regularizado e com a propriedade dentro dos parâmetros do Código Florestal, o produtor vai poder, no futuro, usufruir da preservação que vai estar fazendo.

Portal DBO com informações do Mapa

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)