Reino Unido muda foco da política agrícola ao deixar o Brexit

Produtores terão menos subsídios nos próximos sete anos, com governo destinando mais recursos ao meio-ambiente

Continue depois da publicidade

A partir de 1º de janeiro de 2021, os agricultores ingleses não receberão mais o Basic Payment Scheme (BPS), um subsídio derivado da UE que recebem de acordo com a quantidade de terra que ocupam. Em vez disso, o governo comprometerá a mesma quantia de financiamento, como se a Inglaterra tivesse permanecido na UE, mas retirará gradualmente os pagamentos diretos aos agricultores ao longo de um período de sete anos e canalizará esse dinheiro para outros esquemas concebidos para aumentar a produtividade e proteger o ambiente, informa o site irlandês AgriLand.

Diferentes esquemas funcionarão no País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, proporcionando a perspectiva de uma concorrência interna significativa entre regiões. A mudança fará com que os agricultores enfrentem uma potencial lacuna de renda entre a redução dos pagamentos diretos nos próximos quatro anos e a introdução do novo regime de gestão ambiental de terras após 2024.


De acordo com reportagem publicada nesta primeira semana de dezembro, o novo Esquema de Gestão Ambiental de Terras acabará pagando os agricultores por atividades como prevenção de enchentes, plantio de madeira e aumento da biodiversidade.

‘A Falta de Detalhe’

Com apenas um mês para o fim do período de transição do Brexit com a UE, os agricultores não têm maiores detalhes sobre o apoio disponível, conforme o BPS for gradualmente retirado. Alex Robinson, Chefe de Agricultura do escritório de advocacia de Midlands, Wright Hassall, acredita que os agricultores correm o risco de ficarem perdidos devido à falta de organização do governo e continuarão a precisar de apoio financeiro, enquanto se adaptam ao foco dos países do Reino Unido, que agora mudam para o meio ambiente.

Alex Robinson. Foto: Dave Warren

“O governo está enviando mensagens contraditórias – eles querem que os agricultores sejam mais produtivos ao mesmo tempo em que protegem e melhoram o meio ambiente, mas não divulgaram, até agora, nenhum detalhe sobre como os agricultores podem conseguir ambos enquanto ganham a vida”, afirma Robinson.

De acordo com a advogada, a grande maioria dos agricultores deseja cultivar em padrões elevados e em sintonia com o meio ambiente, mas isso leva a custos de produção mais altos – e o consumidor do Reino Unido não está acostumado a pagar um preço realista por um produto de qualidade. “A renda dos agricultores já está abaixo do custo de produção – daí a necessidade de apoio do governo para preencher a lacuna”, afirma. Para ela, a agrotecnologia pode ser a resposta no longo prazo, mas, no momento, esse pacote é muito caro.“Muitos agricultores já estão implantando técnicas de agricultura de precisão usando GPS e agricultura de precisão, mas demorará para serem mais amplamente utilizadas”, afirma. “Os agricultores sempre seguiram a política do governo. Se certos resultados históricos agora são vistos como indesejáveis, a culpa é da política da época, não dos agricultores. ” Fonte: Traduzido de AgriLandão

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: