Relatório aponta caminhos para produzir alimentos de maneira sustentável

Instituto norte-americano lança estudo com desafios ambientais e sugere redução no consumo de carne bovina

Podemos alimentar o mundo sem destruir o planeta? Este é o tema central de um novo e extenso relatório, denominado “Criando um Futuro Alimentar Sustentável”, elaborado pelo World Resources Institute (WRE), organização não-governamental ambientalista sediada em Washington, nos Estados Unidos.

O estudo, que contém 558 páginas, defende que, sim, é possível alimentar 10 bilhões de pessoas até 2050 de maneira sustentável. Para isso, o relatório recomenda, entre muitas outras ações, que os consumidores dos Estados Unidos reduzam o consumo médio de carne bovina em cerca de 40% entre 2010 – o ano de referência para o relatório – e 2050.

O relatório também recomenda que o número de bovinos criados em todo o mundo seja reduzido, a fim de diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Ainda segundo o estudo, com o crescimento esperado da população mundial (de 7 bilhões em 2010 para 9,8 bilhões em 2050) e o aumento de renda nos países em desenvolvimento, estima-se que a demanda global de alimentos aumentará em mais de 50% no período analisado (no caso da demanda por alimentos de origem animal, o crescimento é estimado em quase 70%).

Em resumo, o relatório do WRE propõe cinco principais desafios ligados ao tema da sustentabilidade ambiental. São elas: reduzir a demanda por alimentos e produtos agrícolas; aumentar a produção de alimentos sem expandir a quantidade de terra dedicada à agricultura; proteger e restaurar os ecossistemas naturais e tomar decisões sobre o uso da terra que aumentem a eficiência tanto para a agricultura quanto para os ecossistemas; aumentar o suprimento de peixes; e, por fim, reduzir as emissões de gases de efeito estufa da produção agrícola/pecuária.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: