Ressincronização: ferramenta ajuda a intensificar o manejo reprodutivo nas fazendas

Atualmente existem três modelos de ressincronização. Conheça cada um deles neste artigo dos veterinários Bruna Martins Guerreiro e Bruno Freitas

Continue depois da publicidade

A eficiência reprodutiva impacta diretamente a produtividade das propriedades de gado de corte. Diante desse cenário, a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) torna-se uma ferramenta imprescindível para melhorar o manejo reprodutivo.

 A técnica da IATF possibilita:


    • Diminuição do intervalo entre partos;
    • Otimização da mão de obra;
    • Utilização do cruzamento industrial em larga escala;
    • Melhoramento genético;
    • Redução na duração da estação de monta;
    • Aumento do número de bezerros do “cedo”;
    • Produção de bezerros mais pesados.

  A velocidade com que as vacas tornam-se gestantes durante a estação reprodutiva é muito importante para o faturamento da fazenda. Um dos principais benefícios da utilização da IATF é de aumentar a quantidade de fêmeas prenhes no início da estação de monta, fazendo os bezerros nascer e desmamar em épocas mais favoráveis. Esse manejo faz com que esses animais sejam mais pesados na desmama e bezerras com maior precocidade sexual (no caso de fêmeas para reposição).

Gráfico 1 e 2. Peso à desmana (kg) e taxa de prenhez de fêmeas nascidas no início, no meio e no final da estação de parição (Funston et al., 2012).

 

Gráfico 3. Peso à desmana (kg), na entrada e saída do confinamento, tempo de confinamento de bezerros machos nascidos no início ou no final da estação de parição (FIRMASA e Prof. Pietro Baruselli, 2018).

 

Nesse contexto, estratégias devem ser implantadas para emprenhar o maior número de fêmeas no início da estação de monta. Para isso, a ressincronização deve ser utilizada para intensificar o manejo reprodutivo.

Atualmente existem três modelos de ressincronização:

Ressincronização Tradicional (D30): a ressincronização é feita ao redor de 30 dias após a primeira IATF (no diagnóstico de gestação).

Figura 1. Protocolo de IATF + ressincronização tradicional para vacas de corte

 

Ressincronização Precoce (D22): a ressincronização é feita no 22º dia após a primeira IATF (antes do diagnóstico de gestação). 

Figura 2. Protocolo de IATF + ressincronização precoce para vacas de corte.

 

Ressincronização Superprecoce (D14): a ressincronização é feita no 14º dia após primeira IATF (antes do diagnóstico de gestação – uso do Doppler). 

Figura 3. Protocolo de IATF + ressincronização superprecoce para vacas de corte

 

Figura 4. Taxa de serviço de acordo com o modelo de ressincronização (Adaptado Baruselli 2016)

 

A escolha do momento para início do protocolo de ressincronização depende do objetivo do sistema de produção, do manejo de pastos e lotes na fazenda, dos custos envolvidos e da mão de obra (disponibilidade do médico-veterinário para realização da ultrassonografia e dos funcionários da fazenda para o manejo dos animais).

Com o uso da ressincronização, é possível reduzir o intervalo entre as inseminações e a quantidade de touros na fazenda, aumentar o número de vacas prenhes/IA e os bezerros nascidos no cedo e encurtar a estação de monta. Dessa forma, essa biotecnologia mostra-se como uma excelente ferramenta para promover intensificação do manejo reprodutivo e incrementar a produtividade das propriedades.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: