Resultados de provas com a raça Charolês na Embrapa são divulgados

Divulgação foi feita através das plataformas digitais da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC)
Foto: Felipe Rosa

A pandemia causada pelo novo coronavírus comprometeu os planos da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) e da Embrapa Pecuária Sul para a realização do já tradicional dia de campo de premiação e divulgação dos resultados da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de Consumo Alimentar Residual (CAR) da raça Charolês, realizadas na Embrapa em Bagé, na campanha gaúcha.

+ ANC inicia migração do registro genealógico da raça Canchim

A 3ª edição, encerrada no início deste ano, reuniu dezenove exemplares oriundos de sete criatórios diferentes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os animais chegaram na unidade da Embrapa no final de abril de 2019 e tiveram a primeira pesagem da PAC realizada no dia 23 de maio e a última das seis pesagens no dia 10 de outubro.

Continue a leitura após o anúncio

Durante a segunda semana do mês de maio de 2020, a Embrapa Pecuária Sul recebeu os terneiros que irão participar da 4ª edição das avaliações para a temporada de 2020/2021. Ao todo, 20 exemplares desembarcaram na unidade, provenientes de sete cabanhas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – duas delas participam pela primeira vez.

Resultados – O Charolês encerrou sua participação na PAC com ganho médio diário de 1,348 kg e com dois animais participantes com ganhos superiores a 1,500 kg por dia. A PAC durou em torno de 180 dias, sendo de 10 a 15 deles, destinados à adaptação dos animais. Na sequência, os mesmos exemplares foram direcionados para a prova de CAR em confinamento por cerca de 90 dias (sendo 20 dias de adaptação), onde o ganho médio diário foi de 1,733 kg entre todos exemplares e com quatro animais com ganhos superiores a 2kg/dia.

“Os touros Charolês apresentaram extraordinários ganhos de peso a campo, recebendo somente sal mineral, demonstrando a excelência genética da raça com resultados assegurados pela acurácia da pesquisa brasileira” revelou o coordenador da PAC, Roberto Collares. Segundo ele, estas provas foram realizadas com a utilização de metodologias modernas, onde várias características produtivas foram avaliadas pelos pesquisadores da Embrapa.

“Estes resultados demonstram que a genética da raça está adaptada aos campos brasileiros. Na PAC, os reprodutores são avaliados a campo, enfrentando todo o tipo de clima da região sul (frio, calor, excesso de chuva e secas), em pastagem e campo nativo, onde os animais, vão desempenhar suas funções reprodutivas. Os indivíduos que passam por essa prova, com bom desempenho, estão aptos para trabalharem em qualquer região em nosso país” explanou o pesquisador. Ele finaliza, enfatizando que o CAR, prova de avaliação da eficiência alimentar, complementa a prova a campo.

Animais classificados como elite na 3ª Prova de Avaliação a Campo (PAC)
1º lugar: “Ecraser 3127 de Santo Izidro”, índice: 1,917 – GMD: 1,557 kg  (Cabanha Santo Izidro, Dilermando de Aguiar, RS).
2º lugar: “Jotabê 6006 Oxalá”, índice: 1,632 – GMD: 1,557 kg  (Cabanha Charolês Figueira, Arambaré, RS).
3º lugar: “Cézar Bigben 1273 Overleaf”, índice: 1,195 – GMD: 1,471 kg  (Cabanha Cézar, Vacaria, RS).
4º lugar: “Cézar Bandit 1235 Odin”, índice: 1,162 – GMD: 1,464 kg – (Cabanha Cézar, Vacari, RS).

Animais classificados como elite na 3ª Prova de Consumo Alimentar Residual (CAR)
1º lugar: “Sá Brito CO 4410”, índice : 1,882 – GMD: 1,995 kg – (Estância Sá Brito, Alegrete, RS).
2º lugar: “Envooter 3143 de Santo Izidro”, Índice : 1,398 – GMD: 2,302 kg – (Cabanha Santo Izidro, Dilermando de Aguiar, RS).
3º lugar: “Querência 2983”, índice: 1,048 – GMD: 1,624 kg – (Fazenda Querência, São Borja, RS).

* “Elite” = animais com índice acima da média + 1 desvio padrão; “Superior” = animais com índice entre a média e 1 desvio padrão e “Comercial” = animais com índice menor que a média.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)