[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | Uso do DDG como fonte proteica ganha força também na terminação a pasto

Os resíduos de destilaria apresentam melhor relação custo-benefício, em relação a outros produtos concentrados

Novilhas na Fazenda Boa Esperança, em Anastácio (MS): DDGS no lugar do farelo de soja manteve desempenho, com custo mais baixo.

Por Moacir José

Até pouco tempo um insumo exclusivo para dietas de terminação em confinamento, os subprodutos das indústrias de etanol de milho ganham espaço também na suplementação a pasto. Pecuaristas com elevado nível de tecnificação lançam mão do produto com o mesmo objetivo de seus colegas de terminação intensiva: substituir totalmente a proteína encontrada no farelo de soja e parcialmente a proteína/energia proporcionada pelo milho, ambos encarecidos significativamente nos dois últimos anos.

Foi com esse objetivo que Alexandre Scaff Raffi, justamente há dois anos, introduziu o coproduto na suplementação das cerca de 2.000 novilhas recriadas e engordadas (1.500/ano) a pasto na Fazenda Boa Esperança, do pai Clóvis Hayrton Raffi, no município de Anastácio, região Centro-Oeste de Mato Grosso do Sul. “Os preços do farelo de soja ficaram muito altos. E o milho também subiu muito de preço”, diz ele, que faz compra antecipada do cereal.

O DDG usado por Raffi é o DDGS – sigla em inglês para Dry Distillers Grains with Solubles ou grãos secos de destilaria com solúveis, aditivos que melhoram a palatabilidade e a digestibilidade do alimento – que tem um teor de proteína variando de 32% a 35%, enquanto o farelo de soja possui de 46% a 48%.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.