[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | Fazenda pequena, mas altamente produtiva

Em apenas 28 ha de pasto, cria intensiva da Estância G’Martin rende 1.050 kg de bezerro/ha e tem margem de até 33%.

Bezerros cruzados são desmamados com 210 a 240 kg.

Por Larissa Vieira

Quem disse que pequenas propriedades não conseguem fazer pecuária de corte lucrativa? A Estância G’Martin, em Uberlândia (MG), quebrou esse paradigma. Com apenas 33 ha de área total e 28 de pastagens, ela desmama cinco bezerros/ha (média de 1.050 kg), quantidade 16 vezes maior do que a média brasileira, de 0,3 bezerro/ha. Não foi fácil atingir esse nível de produtividade.

Conforme relata o atual gestor da fazenda, Gusthavo Wagner Freitas, as terras adquiridas há 30 anos por seu pai, Claudionor, foram exploradas de diversas formas (cria, recria/engorda, pecuária leiteira, ovinocultura, arrendamento), mas a cria mostrou-se mais lucrativa, sendo escolhida como atividade principal a partir de 2018, quando ele assumiu a propriedade e decidiu intensificá-la.

“Antes, com baixa lotação, nossa receita era mínima. Precisávamos mudar o modelo de negócios para viabilizar a pecuária de corte em área tão pequena”, explica Freitas. Apostando em genética de alta qualidade e bons protocolos nutricionais, ele conseguiu reestruturar o projeto.

Hoje, se orgulha dos bons resultados zootécnicos, como a taxa de prenhez de 66% com apenas um protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), quando a média nacional é de 50%. Seu custo alimentar por vaca corresponde a 43% do preço de venda do bezerro (uma relação excelente para cria) e sua taxa de descarte de vacas vazias após a estação de monta é de apenas 10%. Como resultado de tudo isso, seu lucro líquido na atividade tem superado os 30%.

 

 

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.