[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | Guzerá IT: Meio século de mensurações

Trabalho de coleta e processamento de informações levou o Guzerá IT (Irmãos Tonetto) a produzir genética que proporciona melhor rentabilidade

Tourinhos na Fazenda Perfeita União: carcaças de alta qualidade.

Por Larissa Vieira

Entre as heranças deixadas pelos irmãos Ângelo e Aldo Tonetto –, tradicionais selecionadores da raça Guzerá em Pirajuí, região Centro-Oeste de São Paulo –, uma filosofia de trabalho segue com força na segunda e terceira gerações da família na gestão da Fazenda Perfeita União: medir para identificar os melhores indivíduos e multiplicá-los para ofertar ao mercado uma genética de alta confiabilidade e de performance sustentável [econômica, social e ambiental].

“É nessa filosofia, praticada desde 1967, que também acreditamos. Para ter sucesso na pecuária, é preciso achar menos e medir mais”, afirma Tarcisius Tonetto, que comanda, desde 2014, a seleção Guzerá IT (Irmãos Tonetto), com apoio da mãe Nilza, dos irmãos Vinícius e Silvana, e de filhos e sobrinhos. Até então, a Perfeita União foi tocada por Ângelo Tonetto e pelos filhos de Aldo, que faleceu em 2009.

A prática dessa filosofia desembocou na criação do Centro de Performance Aldo Tonetto, que registra um histórico de 55 anos de mensurações e avaliações realizadas no rebanho, 35 anos de participação em provas de ganho de peso e de 23 anos de avaliações genéticas pela ANCP – Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores, de Ribeirão Preto (SP) voltada ao melhoramento genético.

O rebanho da Perfeita União foi, por sinal, um dos primeiros a participar do programa da ANCP. “Procuramos, sempre, aprimorar nossos índices de fertilidade, precocidade sexual e de acabamento, rusticidade e temperamento”, diz Tarcisius, listando características que permitam deixar maior margem de lucro na produção de carne.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.