[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | Mercado americano pode compensar os solavancos nas vendas de carne para a China

Estados Unidos vem elevando as importações de carne bovina diante da redução de sua produção local 

Foto: Reprodução

Por Denis Cardoso

Nos últimos anos, as exportações brasileiras de carne bovina têm dito papel crucial no movimento de valorização da arroba do boi gordo no mercado interno. Dentro deste contexto, a China tornou-se o maior cliente disparado da proteína brasileira, levando para casa hoje mais da metade de tudo que é exportado pelo Brasil.

O problema é que, conforme já apontado muitas vezes por analistas de mercado, a forte dependência da China tem o outro lado da moeda, que é o perigo iminente de rompimento brusco e inesperado dos negócios envolvendo a mercadoria brasileira. Tal situação já fez despencar os preços do boi gordo nos últimos meses de 2021, quando os chineses demoraram longos quatro meses para retirar o embargo à carne brasileira, estabelecido depois do registro de casos atípicos de “vaca louca” no Brasil.

Pois os conflitos comerciais com a China continuam em 2022, agora envolvendo suspensões temporárias e pontuais de algumas unidades frigoríficas brasileiras – a maioria delas são grandes abatedouros, dominados pelas duas líderes de mercado, JBS e a Marfrig, e estabelecidas em praças estratégicas de compra e venda de boiadas gordas.

“Hoje, a grande opção para o Brasil se ver um pouco mais distante da dependência chinesa são os Estados Unidos”, ressalta Yago Travagini, da consultoria Agrifatto, acrescentando que, neste momento, o país da América do Norte vem elevando as importações de carne bovina diante da redução de sua produção local – o estoque final do rebanho norte-americano em 2022 poderá cair para o menor nível dos últimos oito anos, estima o Departamento da Agricultura dos EUA (USDA).

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.