[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | Setor quer prorrogar novas regras para cisticercose

Prazo estabelecido vence em agosto, mas entidades alegam que, por conta da pandemia, não conseguiram implementar ações necessárias ao combate da doença

Pela nova regra, um cisto, mesmo morto, leva ao tratamento pelo frio.

Por Renato Villela

A Câmara Setorial da Carne Bovina pediu, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a prorrogação, por mais dois anos, do prazo para entrada em vigor das novas regras sobre inspeção de cisticercose nos frigoríficos, consideradas muito rígidas, pois determinam o tratamento de carcaças com apenas um cisticerco, mesmo que já esteja morto. Ao invés de 1º de setembro próximo, como previsto, as entidades do setor querem que essa norma passe a valer somente em setembro de 2024.

“Pedimos a prorrogação para montar um grupo de trabalho e criar uma força tarefa multidisciplinar. A cisticercose é um problema de saúde pública que precisa ser atacado em várias frentes. Por isso, precisamos de mais tempo”, defende Francisco Manzi, vice-presidente da Câmara Setorial.

VEJA TAMBÉM | Arma eletrônica contra a cisticercose bovina

Se a solicitação do órgão consultivo for aceita pelo ministro Marcos Montes, será o segundo adiamento da medida. A Instrução Normativa (IN) 121, de 26 de fevereiro de 2021, já havia prorrogado por 18 meses a aplicação das novas normas estabelecidas pelo Decreto 10.468, de agosto de 2020, que atualizou o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).

Nos poucos meses em que esteve em vigor, a norma causou rebuliço no setor devido aos prejuízos causados aos pecuaristas, que amargaram deságios de até 50% nas carcaças que tiveram que ser submetidas a tratamento pelo frio nas câmaras frigoríficas.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.