[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | Sua fazenda atira na lua?

Termo é usado para definir um projeto disruptivo dentro da fazenda, capaz de multiplicar resultados; saiba mais no artigo do zootecnista Antônio Chaker

Por Antônio Chaker – Zootecnista e coordenador do Instituto de Métricas Agropecuárias (Inttegra)

Existem várias ferramentas que promovem a transformação econômica das fazendas, mas não conheço nenhuma mais empolgante do que o “tiro na lua”. Antes de você achar estranho ou mesmo correlacionar com algo ligado à artilharia de guerra, vou explicar. O tiro na lua é o termo que usamos para um projeto disruptivo dentro da fazenda, uma hipótese capaz de multiplicar os resultados de forma decisiva. Essa técnica é muito empregada por empresas de tecnologia, que usam o termo em inglês moon shot.

Infelizmente, as fazendas entregam muito menos do que poderiam, tanto em produtividade quanto em rentabilidade, tudo isso em decorrência da dificuldade de utilizar as tecnologias disponíveis. Ano após ano, as terras valorizam e a produtividade não acompanha esse aumento. Quando a terra valoriza e a propriedade não amplia sua capacidade de geração de caixa, o negócio perde seu potencial de monetizar os ativos e, assim, se torna inviável economicamente.

VEJA TAMBÉM | Revista DBO | Quem planta acho, colhe quase!

O resultado da atividade pecuária é sustentado por quatro elementos básicos: lotação, ganho médio diário, desembolso/cabeça/mês e valor de venda. O objetivo de todo pecuarista é estruturar um projeto que amplie a produção e a margem ao mesmo tempo; ou seja, que aumente a lotação e o GMD, gastando menos por @ produzida. Na planilha de Excel, é uma atividade fácil. O desafio é trazer isso para o mundo real, e aí entra o projeto.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.