[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | Tremendo salto na qualidade

Em entrevista, o jornalista Moacir José explora com Marcelo Shimbo a consolidação do mercado de carne premium no Brasil desde os pioneiros István Wessel e Marcos Bassi, há mais de 4 décadas.

Marcelo Vaz Shimbo, sócio da Prime Cater Comercial de Produtos Alimentícios S.A.

Por Moacir José

Por trás de marcas de carne como Swift Black, Bonsmara Beef e 481 está o nome de um paulistano “da gema”, que, sem ligação familiar com o campo, resolveu fazer zootecnia na USP de Pirassununga e teve como um de seus grandes mestres o professor José Bento Ferraz Stermann, com quem aprendeu dicas valiosas da genética para a obtenção de uma carne de qualidade.

Marcelo Vaz Shimbo – que traz na ascendência portugueses e japoneses – é um dos sócios da Prime Cater Comercial de Produtos Alimentícios S.A., com sede na cidade paulista de Louveira, que ele define como sendo “ciclo 3”, ou seja, recebe peças inteiras embaladas do bovino processado no frigorífico e as transforma em porções menores, personalizadas de acordo com o que deseja uma clientela que já passa de 1.500 empresas, sejam elas do ramo de food service (comida pronta), restaurantes, supermercados ou boutiques de carne.

Fundada por ele em 2012, a empresa conta hoje com um quadro de 250 funcionários, que manuseiam perto de 3.000 toneladas de carne anualmente, fornecidas por 25 frigoríficos instalados no Brasil (50% das compras), Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Austrália e Japão. Segundo Shimbo, a empresa cresce 40% ao ano, fato que atraiu, em 2020, o Fundo de Investimentos Baraúna, de São Paulo, para uma participação societária na empresa.

O desempenho desse mercado de carne premium vem sendo acompanhado por DBO praticamente desde seu início e Shimbo é um dos protagonistas dessa onda. Depois de ter trabalhado em fazendas – primeiro na Austrália, depois no Brasil, com as mais diversas raças bovinas –, assumiu, em 2008, o projeto Bonsmara Beef, baseado na raça sul-africana, e, dois anos depois, ingressou na JBS, para comandar o projeto da marca Swift Black, baseado no abate de animais com predominância de sangue da britânica Angus.

Para contar um pouco mais sobre a trajetória da carne gourmet no Brasil – como parte das comemorações dos 40 anos da Revista DBO – é que Shimbo recebeu o jornalista Moacir José em seu escritório, onde há um espaço para degustação da carne preparada pela empresa.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.