[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | Visão de 360º sobre o confinamento

Cargill Cattle View fará serviço completo: contagem de animais, leitura de cocho, análise de comportamento animal, vistoria de instalações e indicação de ponto de abate

Por Marília Teixeira

Promover uma varredura de 360o no confinamento com ajuda de um drone e de um sistema de visão computacional. Essa é a proposta do sistema Cargill Cattle View (CCV), desenvolvido pela multinacional americana em parceria com a empresa brasileira Kasco Tecnologia, de Campinas (SP). Um piloto está em testes em três fazendas, no oeste baiano e Vale do Araguaia (MT). Os testes mostraram que, com um único drone por fazenda, voando durante 20 minutos a 50 m de altura, é possível monitorar até 12.000 bois.

Na soma do projeto, foram sobrevoados 220 currais, com capacidade para receber até 30.000 animais, e o CCV alcançou acurácia de mais de 99,2% na contagem do gado, indicando correções importantes de infraestrutura nos piquetes a partir do Índice de Bem-estar Cargill (IBC). O IBC é um termômetro para identificar problemas, por exemplo, com buracos ao pé do cocho ou dificuldades de acesso ao bebedouro, que ficam nítidos quando se observa a distribuição espacial do gado pela tela do computador.

Felipe Bortolotto, gerente de tecnologia bovinos de corte da empresa, conta que o Cargill Cattle View foi pensado inicialmente para fazer a contagem dos animais no confinamento, o que aparenta ser trivial, mas ainda dá muita dor de cabeça para o pecuarista. Depois, ampliou-se o uso do sistema.

VEJA TAMBÉM | Drones: especialistas debatem inovações na regulamentação de uso

Até o momento, ele foi testado para seis funções: 1) contagem de animais no lote; 2) leitura/manejo de cocho; 3) comportamento animal (Índice de Bem-Estar Cargill); 4) avaliação de estruturas; 5) problemas com fornecimento de água e 6) ponto ótimo de abate.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.