Menu
Menu

Safra de café em 2019/2020 será de 58,2 mi de sacas

Estimativa da exportadora Comexim aponta queda de 7,6% ante a temporada anterior
Foto: Pixabay

A exportadora Comexim estima que a safra 2019/20 de café no Brasil será de 58,2 milhões de sacas de 60 kg, das quais 38,4 milhões de sacas de arábica e 19,8 milhões de sacas de conilon (robusta). Trata-se de uma queda de 7,6% ante a estimativa da própria Comexim para a safra anterior, que totalizou 63 milhões de sacas, uma safra recorde, principalmente por causa do clima favorável. A safra menor é natural em virtude da característica bianual do café arábica. “Entrar no ciclo 2019/20 será desafiador para produtores, já que será um ‘off-year’, portanto, aumentando os custos de produção”, informa o relatório, assinado por Rodrigo Costa e Sergio Hazan.

As reduções virão principalmente da Zona da Mata (de 8,5 milhões para 5,5 milhões de sacas) e Espírito Santo (4 milhões para 3 milhões de sacas). São projetadas também quedas na produção no sul de Minas Gerais, no Cerrado e em São Paulo.

O relatório mostra, ainda, que os preços do conilon “devem estar no radar de todos”, pois podem ser afetados por mais perdas na ICE Futures Europe.

Segundo a Comexim, as exportações totais brasileiras de julho/2019 a junho/2020 devem ser de 36 milhões de sacas, uma queda de 9,6% ante julho/2018 a junho/2019. Já o consumo interno no País deve crescer: de 21,5 milhões de sacas para 22 milhões de sacas (+2,32%).

O estoques de passagem também devem aumentar, para 4,1 milhões de sacas, ante 3,9 milhões de sacas da temporada anterior.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho