Safra de soja 2019 deve ser 3,8% menor do que em 2018, segundo IBGE

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro, estimativa é de quase 113,4 milhões de toneladas

A safra de soja em 2019 será 3,8% menor do que a de 2018, com 113 393 434 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira, 12 de março, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro. Em relação à previsão de janeiro, a produção de soja caiu 1,2%.

“O declínio da produção da soja decorreu de problemas climáticos em alguns estados produtores importantes. As lavouras de soja plantada antecipadamente sofreram mais, pois a seca ocorreu durante o florescimento e o preenchimento dos grãos”, diz a nota divulgada pelo IBGE.

Continue a leitura após o anúncio

Segundo o IBGE, as maiores reduções na previsão de produção, na passagem de janeiro para fevereiro, foram no Maranhão (-2,8%), Paraná (-3,0%), Rio Grande do Sul (-0,9%) e Goiás (-2,3%).

A queda na produção de soja em 2019 será marcada por um declínio no rendimento médio, pois a previsão é de aumento de 1,7% na área plantada, na comparação com 2018. Conforme o IBGE, a previsão é de declínio de 5,4% no rendimento médio.

“As lavouras plantadas mais tardiamente têm suportado melhor o período seco. A colheita está em andamento e apenas com o término a extensão das perdas será conhecida”, diz a nota do IBGE.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO