Santa Catarina deve colher 3,73% mais soja e 3,16% menos milho verão

Produtividade média das lavouras de soja está estimada em 3,6 toneladas por hectare

O Estado de Santa Catarina deve colher 2,4 milhões de toneladas de soja na safra 2019/20, 3,73% a mais que na temporada anterior, segundo divulgou, em nota, o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

A área plantada também deve crescer, 1,05% ante 2018/19. A produtividade média das lavouras de soja está estimada em 3,6 toneladas por hectare, 2,64% maior. “Isso se a estiagem não permanecer”, destaca analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri, Gláucia Padrão. Segundo ela, a safra 2019/20 vem sendo marcada por uma estiagem que já dura cerca de três meses.

“Até o momento foram identificados atrasos nos plantios em praticamente todas as culturas de verão e desistências de alguns produtores na implantação de algumas áreas de inverno”, esclarece a analista.

Continue a leitura após o anúncio

Segundo o Epagri/Cepa, o incremento de diversas culturas de verão se deve à queda de produtividade verificada na safra anterior, prejudicada principalmente pelo excesso de calor. “A elevação de produtividade deve compensar a queda na área plantada em importantes culturas”, explica Gláucia.

Já o milho verão segue na direção contrária. Os catarinenses devem colher 2,8 milhões de toneladas do grão. A estimativa indica uma queda de 3,16% no volume de produção ante a temporada anterior.

Ainda de acordo com o Epagri/Cepa, em decorrência do momento vivido pelos produtores no mercado e da relação de troca entre milho e soja, a área plantada do grão não deve ultrapassar a 342.422 hectares, ficando 1,07% menor em comparação a 2018/19. A produtividade também deve cair 2,12%.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)