SC tem 27 focos de raiva em herbívoros confirmados

Cidasc diz que está reforçando os trabalhos e que pede aos produtores rurais para que vacinem bovinos e equinos

A Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina confirmou, por meio de nota, que há 27 focos de raiva dos herbívoros em 11 municípios do Estado. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) diz que está reforçando os trabalhos nas regiões e pede a colaboração dos produtores rurais para que vacinem todos os bovinos e equinos.

+SC registra aumento nos casos de raiva bovina

De acordo com o comunicado da secretaria, os focos de raiva estão localizados em 11 municípios catarinenses. São eles: Garopaba, Gravatal, Braço do Norte, Urussanga, Imaruí, Campos Novos, Rio Fortuna, Pedras Grandes, Biguaçu, Tijucas e Gaspar.

Fábio de Carvalho Ferreira, responsável pelo Programa de Controle da Raiva da Cidasc, esclareceu que nas regiões onde a vacinação é obrigatória os produtores rurais devem apresentar a nota fiscal de compra da vacina ou o atestado de vacinação emitido por médico veterinário no escritório local da CIDASC. A vacinação é obrigatória nos municípios de Canelinha, Biguaçu, Tijucas, São João Batista, Governador Celso Ramos e nos demais locais de foco.

O boletim diz ainda que os documentos podem ser cobrados também num momento de vistoria da propriedade. “Os médicos veterinários da Cidasc visitarão as propriedades rurais orientando os produtores sobre os riscos da doença e a importância da vacinação. Lembrando que a raiva é uma doença fatal que acomete os mamíferos, inclusive seres humanos”, finaliza a nota.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.