Menu
Menu

Se clima ajudar, safra de 2019 pode chegar próximo de recorde

Conforme os dados do IBGE, os prognósticos para a segunda safra de milho serão determinantes

Ainda é possível que a produção agrícola de 2019 bata recorde, superando a supersafra de 2017, afirmou nesta terça-feira, 11, o gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlos Alfredo Guedes. Mais cedo, o IBGE informou que estima safra de 231,1 milhões de toneladas em 2019, alta de 1,7% ante 2018.

A se confirmar os prognósticos para 2019, a produção do próximo ano tomará o posto de segunda maior safra de história. Conforme os dados da LSPA de novembro, a produção agrícola fechará 2018 com 227,3 milhões de toneladas, por enquanto a segunda maior safra de história.

A produção recorde continua com a supersafra de 2017, quando o Brasil colheu 240,605 milhões de toneladas. “Se o clima favorecer, a gente pode chegar bem próximo da safra de 2017. Isso vai depender muito do clima”, afirmou Guedes.

Conforme os dados do IBGE, os prognósticos para a segunda safra de milho serão determinantes. Por enquanto, a LSPA de novembro estima em 61,2 milhões de toneladas a produção do milho de segunda safra, alta de 9,3% em relação a 2018, mas ainda insuficiente para recuperar a queda ante 2017. Para 2018, a estimativa é de produção de 55,985 milhões de toneladas, tombo de 18,2% ante o recorde de 2017.

A estimativa atual para a segunda safra de milho está baseada no cenário de preços positivos e no clima favorável até aqui. Diferentemente da virada de 2017 para 2018, o clima não atrasou o plantio de soja, o que é importante para garantir uma área crescente para a segunda safra de milho, conforme Guedes.

“No caso do milho segunda safra, se o preço se mantiver positivo até o plantio, poderá ter aumento de área”, afirmou o pesquisador do IBGE.

O clima é um fator mais importante do que a dinâmica de preços, porque influi também na soja. O clima instável da Região Sul poderia atrapalhar um pouco a produção de soja.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.