[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

#SegundaComCarne | Uma combinação “muito louca”

Quente ou fria, a carne louca fica ainda mais deliciosa quando preparada com o acém; confira a receita da professora e consultora de gastronomia Isaura Caliari

Por Isaura Caliari – Professora e fundadora da Faculdade de Gastronomia Novo Milênio.

A carne louca não tem uma origem certa. Dizem que era preparada pelos italianos que migraram para o Brasil até a década de 30, do século passado, principalmente para as regiões Sul e Sudeste, tendo em São Paulo o lugar onde a receita se tornou um clássico das festinhas infantis e de bairro. O nome, curioso, é justificado por muitos pela quantidade de ingredientes que leva e pela variedade que apresenta entre tantas receitas.

Ao mesmo tempo em que lembra as carnes de panela tradicionais, a carne louca se diferencia pelas possibilidades infinitas permitidas de ingredientes e de maneiras de servir. Por isso, então, seria “louca”, em contraposição a ser apresentada de uma maneira “normal” .

Quanto ao corte bovino usado na receita, gosto muito do acém, também conhecido como agulha, localizado na parte dianteira do animal. É o maior e mais macio corte do dianteiro, caracterizado por ser magro e facilmente encontrado em todos os açougues e supermercados. É uma peça de valor acessível com delicioso sabor.

Deve ser selada e depois cozida em calor úmido, lentamente, o que a torna suculenta. É indicada, portanto, para ensopar, fazer picadinhos, bifes de panela e também para ser usada moída. É um corte perfeito para a receita de hoje, já que fica fácil de desfiar depois de cozido.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.