Senar oferece treinamento para exposição de bovinos em leilões

Treinamento abordará técnicas para deixar os animais em suas melhores condições estéticas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) oferecera treinamento para a preparação de bovinos para exposições e leilões. O curso tem duração de 16 horas, divididos em dois dias, com parte teórica e prática.

De acordo como Senar, intuito é abordar técnicas para deixar os animais em suas melhores condições estéticas e enaltecer os atributos de cada raça. Até o momento foram realizadas duas turmas-piloto nos municípios de São Joaquim e Campos Novos.

“Da parte estética, trabalha-se a preparação do pelo, a importância do cuidado nutricional e a preparação para doma, no caso de exposições, que é uma demanda que está em crescimento nos últimos anos. Para os animais que participarão de leilões também é fundamental destacar as qualidades para chamar a atenção dos compradores”, observa o prestador de serviço em instrutoria, Ricardo Becker.

Para o coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em pecuária de corte e vice-presidente da Faesc, Antônio Marcos Pagani, os bovinos devem estar impecáveis para o julgamento morfológico ou para o arremate. “O trabalho inicia meses antes e requer dedicação e investimentos, pois os animais avaliados precisam ter boa genética e equilíbrio. Cada título conquistado em exposição contribui para ampliar a valorização da propriedade rural e também para elevar o valor comercial do animal”, analisa.

De acordo com o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o novo treinamento instrumentaliza os produtores rurais catarinenses para que tenham conhecimentos sobre os critérios observados pelos jurados e pelos compradores, tornando seus animais mais atrativos e competitivos.

“O trabalho inicia com a preparação de uma alimentação adequada para que tenham bom desenvolvimento conforme o que preconiza a raça para não sobrecarregar com proteína e para não acumular gordura, o que futuramente pode prejudicar a produtividade do animal, além de apresentar técnicas para deixá-los confortáveis e seguros na pista de julgamento e as medidas para ressaltar os atributos dos animais”, comenta Zanluchi.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Inscreva-se e fique sempre informado: