Uma das raças bovinas de corte mais recentes do País, o Senepol ganhou uma franquia de genética no município de Quadra, SP. A iniciativa é fruto da parceria entre a holding SMZTO e da Senepol Nova Vida e visa produzir e comercializar 20.000 touros/ano em sistema de franchinsing. No primeiro ano de operações, foram negociados 500 animais, número que deve saltar para 5.000 em cinco anos.
“O mercado de franquias é maduro no Brasil, crescendo cerca de 8% ao ano. Quando observamos a Fábrica de Touros Senepol, estimamos um crescimento bem maior, pela carência de genética que há na pecuária de corte. Produzir a quantidade que desejamos é um grande desafio, mas chegaremos lá no médio/longo prazo, com a adesão de novos franqueados e a capacidade do Senepol em elevar o rendimento do produtor em até 30%”, disse José Carlos Semenzato, da SMZTO, durante o lançamento do projeto.
Em sua apresentação, o empresário informou que mais de 210 milhões de bovinos estão distribuídos em todo o território nacional, sendo quase a metade composta por fêmeas em idade reprodutiva. O negócio também é favorecido pela preferência de 90% dos produtores pela monta natural.
“Estamos falando em risco zero, principalmente aos pequenos e médios produtores, que, muitas vezes, não dispõe de grandes áreas de pastagem para formar plantel e escalonar a produção, o grande segredo no mundo do franchising. Por meio da franquia é como se os pecuaristas se tornassem sócios da genética da Nova Vida”, explicou.
Operação – Toda a dinâmica de operações foi apresentada durante o dia de campo, que contou com 40 participantes, entre investidores em potencial e colaboradores. Empresas credenciadas à Fábrica de Touros Senepol darão todo o suporte aos franqueados para crescerem a partir de estratégias customizadas e economicamente viáveis.
A Central Senepol LAB FIV, de Marília, SP, dará total assistência na seleção das receptoras, que, preferencialmente, devem ser de cruzamento industrial, e na execução dos protocolos de Fertilização In Vitro (FIV) e Transferência de Embriões (TE).
Já o laboratório farmacêutico Biogénesis Bagó participará com estratégias de vacinação, vermifugação e o controle de quaisquer enfermidades sazonais que possam interferir na fertilidade das receptoras e no desempenho dos futuros reprodutores. O manejo nutricional ficará à cargo da Premix, que deve criar programas para suprir possíveis carências de minerais das pastagens.
O desempenho de todos os processos pode ser monitorado pelo aplicativo desenvolvido pela empresa Reprodez, a partir da imputação de dados, mesmo em modo off-line. Com o app será possível gerenciar o negócio com precisão, identificando e corrigindo falhas no processo