Menu
Menu

Senepol terá DEPs genômicas em 2019

Ferramenta será incorporada no PMGS e estará no próximo Sumário de Touros

A partir do próximo ano, o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) lançará as DEPs Genômicas para todas as características que já contam com Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) tradicionais.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, a novidade será apresentada na edição 2019 do Sumário de Touros Senepol e proporcionará maior acurácia na avaliação genética dos animais.

“Neste ano, foram genotipados 3.500 animais, o que nos permitiu gerar informações genômicas sobre duas características relevantes dentro da raça, que são Dupla Musculatura [gene que provoca desenvolvimento anormal da massa muscular do bovino, acarretando problemas como a diminuição no teor de gordura na carne dos animais] e Slick Hair [relacionado à alta resistência da raça ao calor]. Essas informações foram publicadas no Sumário de Touros 2018. Para 2019, mais três mil animais serão genotipados, o que nos dará condições de lançar as primeiras DEPs Genômicas oficiais da raça”, explica o pesquisador, responsável pela coordenação das avaliações genética do Senepol no PMGS/Geneplus/ Embrapa.

Todos os exames de genotipagem dos animais estão sendo subsidiados pela Associação Brasileira dos Criadores de Senepol (ABCB Senepol).

A expectativa é que as DEPs Genômicas acelerem o avanço genético que a raça vem tendo desde que chegou ao Brasil, no ano 2000. O presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, lembra que o País, mesmo neste curto espaço de tempo, tornou-se referência mundial na seleção da raça justamente por inovar em seu sistema de melhoramento genético. “A genômica torna a seleção do rebanho muito mais precisa, evitando gastos com a recria de animais de baixo valor genético, pois pode identificar os melhores exemplares logo após o nascimento”, destaca.

A identificação mais precisa de touros jovens melhoradores pela genômica garantirá a redução do intervalo de gerações, proporcionando um grande salto genético para o Senepol. Segundo o pesquisador da Embrapa, a ferramenta também permite ajustar as informações referentes à genealogia dos animais.

Outra possibilidade é aumentar a confiabilidade das DEPs para características de difícil mensuração, como, por exemplo, marmoreio. “Estamos estudando a viabilidade de incluir, em um futuro breve, novas DEPs Genômicas ao Sumário de Touros, tais como para Eficiência Alimentar e Marmoreio”, anuncia Menezes.

Fonte: ABCB Senepol

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.