“Seríamos capazes de ter toda a produção mundial de carne dentro do País”, diz consultor

A hipótese de produzir e incrementar drasticamente a produção de carne bovina, levantada por Maurício Palma Nogueira, sócio-diretor da Athenagro, se baseia nos dados de produtividade compilados pelo "Rally da Pecuária"

Continue depois da publicidade

Problemas de consumo por conta da crise econômica, pressão ambiental e a onda de proteínas vegetais tem nublado, aparentemente, o céu da produção de carne bovina no País.

Há espaço para que a produção mundial de carne possa crescer, abastecer adequadamente os consumidores e ainda preservar o meio ambiente?


Para o engenheiro agrônomo, Maurício Palma Nogueira, consultor de mercado e sócio-diretor da Athenagro, a resposta é bem clara: sim. No entanto, dependerá que o pecuarista aposte cada vez mais em produtividade.

Foto: Divulgação/Rally da Pecuária

“Seríamos capazes de ter toda a produção mundial de carne dentro do País”, diz Nogueira.

Na quarta-feira, 20 de outubro, um dos importantes consultores de pecuária do País deu início a 10ª edição do “Rally da Pecuária”, uma expedição privada envolvendo 15 Estados e seus principais polos de produção de bovinos.

VEJA TAMBÉM | Rally da Pecuária: edição deste ano terá formato adaptado

Investimento em produtividade

A hipótese de o Brasil poder produzir e incrementar drasticamente a produção de carne vem justamente dos dados de produtividade compilados nos últimos anos pelo Rally da Pecuária.

Segundo dados da Athenagro, Rally da Pecuária e IBGE, a média da produtividade nacional hoje é de 4 arrobas por hectare por ano (@/ha/ano).

Se a média nacional estivesse equiparada a das propriedades identificadas no Rally – com 24,4 @/ha/ano ou 33,8 @/ha/ano – o País facilmente incorporaria toda a produção de carne bovina do mundo.

Foto: Divulgação/Rally da Pecuária

Mundialmente, a estimativa é de uma produção de 70,1 milhões de toneladas de carne bovina. Baseada nas fazendas classificadas como os top 20% e top 10% do Rally da Pecuária, o Brasil produziria entre 60,4 milhões a 83,7 milhões de toneladas de carne.

“É um cálculo apenas teórico, pois nem teríamos vacas para fazer tudo isso. Mas é um número a se pensar. E por que essa conta é importante? Porque há diversas informações internacionais que sendo usadas falando que não dá para mantermos o consumo mundial de carne bovina nos níveis que comem um brasileiro, um argentino ou um uruguaio. E isso é mentira, pois dá para fazermos isso, sim”, diz o consultor.

Para isso, o pecuarista precisa necessariamente apostar em todas as tecnologias necessárias para aumentar a produtividade do seu rebanho.

Este é o único jeito, segundo Nogueira. “Não estamos falando aqui de produção de centro de pesquisa, mas de produção à campo mesmo, dentro do público que a gente analisa no rali”, diz.

Novo critério de remoção de carbono

Uma das grandes novidades da expedição deste ano é elaborar um critério de mensuração de sequestro de carbono averiguado pelas fazendas, sejam as propriedades que fazem integração de sistemas, sejam apenas com pastagens ou confinamento.

Segundo Maurício, serão coletados dados dos produtores e técnicos de campos, para ser relacionados a todas as pesquisas e estudos disponíveis sobre remoção de carbono no campo.

“Nós vamos ousar, sugerir no final do rally um critério para que as empresas tenham condições de analisar qual é a remoção de carbono na pecuária”, explica Nogueira.

Expedição virtual

Este ano a expedição teve seu formato renovado para colaborar com as medidas de distanciamento social diante da Covid-19 e será digital neste ano.

As pastagens serão analisadas com base em imagens de satélite, informações de centros de pesquisa e institutos de estatísticas, vistorias e dados históricos do Rally.

A organização da expedição manterá as visitas aos pecuaristas, desta vez por meio de plataformas de videoconferência, e fará eventos pela internet.

Para acompanhar o desenvolvimento do Rally e a programação completa ao longo da expedição, CLIQUE AQUI.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: