“Sistema sanitário do Brasil é extremamente frágil”

O professor sênior do Instituto Insper, Marcos Jank, diz que é preciso construir estratégias de médio e longo prazo para o setor de proteína animal
Marcos Jank, professor sênior do Instituto Insper. Foto: Divulgação Insper

O professor sênior do Instituto Insper, Marcos Jank, afirmou na última sexta-feira, 29, que o sistema sanitário do Brasil é extremamente frágil e precisa ser aprimorado para evitar ocorrências como a Peste Suína Africana (PSA), que dizimou boa parte do rebanho de suínos na China.

“Estamos aproveitando o bom momento de exportação de carnes para o mercado chinês, mas o que estamos fazendo para conter a entrada da doença?”, questionou ele, durante o Encontro de Analistas da Scot Consultoria, realizado na capital paulista. O avanço nas exportações levou a um salto nos preços da arroba bovina o que, para Jank, não é um nível considerado concreto. “Trata-se de algo momentâneo”, disse.

Desta forma, o especialista defendeu a construção de estratégias de médio e longo prazo para o setor de proteína animal. “Temos 100 plantas habilitadas a vender carne para a China. O País se abriu, sem nenhuma transparência, com informações oficiais sobre o que, de fato, está acontecendo lá. Por isso, precisamos estar preparados para quando a China der a volta por cima”, justificou.

Ainda em relação à criação de estratégias de médio e longo prazo, Jank destacou a necessidade de negociações bilaterais que venham a culminar em assinaturas de acordos comerciais. Segundo ele, isso foi algo que ocorreu “muito pouco” nos últimos anos, enquanto concorrentes no fornecimento de proteínas, como Estados Unidos e Austrália, têm um série de acordos assinados. Há relatos no mercado de que o rebanho de suínos da China está entrando em um processo de recomposição, mas Jank acredita que este processo não ocorrerá no curto prazo.

“A recuperação no rebanho chinês de suínos virá, mas não em 2020”, apontou. Desta forma, os benefícios que a doença causou aos exportadores brasileiros tendem a perdurar pelo menos até o ano que vem.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: