BOManejo: Software de manejo florestal tem 1ª prova de avaliação

Gratuito, o software já alcançou os 400 downloads de interessados na conservação das florestas

Engenheiros florestais de empresas privadas e de associações comunitárias, além de técnicos de instituições de ensino e pesquisa encerram hoje, 12 de abril, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, encontro que  avalia os resultados do primeiro ano de uso do software BOManejo, desenvolvido pela Embrapa para a elaboração e execução de planos de manejo florestal no Pará.

Continue a leitura após o anúncio

Após um ano de lançamento do produto, quase 400 downloads do software já foram registrados no site da Embrapa, o que segundo o engenheiro florestal Fabricio Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental, é um número expressivo visto que se trata de uma ferramenta para uma atividade bastante específica. O BOManejo é gratuito e foi desenvolvido para auxiliar o manejo florestal sustentável, desde a elaboração dos planos operacionais anuais (POA) até o controle da extração, produção e transporte da madeira.

O grupo de trabalho que está avaliando o uso e as funcionalidades do produto conta com os desenvolvedores do software, com especialistas em manejo florestal e com os usuários finais. “Esse grupo já identificou 19 itens de melhoria assim como a sugestão de novos módulos”, conta Fabrício Ferreira. Entre os ajustes necessários, continua o engenheiro, estão a conectividade com outras ferramentas da área e com os sistemas de licenciamento atualmente em uso pelos órgãos ambientais do Pará.

De acordo com Simon Roberto Pontes da Fonseca, que é o engenheiro florestal responsável pelos planos de manejo da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, no município de Porto de Moz (PA), o software BOManejo trouxe agilidade e segurança na elaboração do plano operacional anual da atividade de exploração florestal. “A ferramenta tem funcionado muito bem até agora. O trabalho que antes levávamos de dois a três dias para concluir, hoje o sistema roda em 10 minutos”, ressalta. Ele destaca ainda que o software conferiu mais segurança à classificação das espécies presentes nas áreas, uma vez que não depende mais da atividade manual do técnico.

software BOManejo – que está disponível para download gratuito no endereço www.embrapa.br/bom-manejo– é resultado da primeira fase do projeto Bom Manejo, executado pela Embrapa e parceiros e financiado pelo ITTO (Organização Internacional de Madeira Tropical), cujo objetivo é aplicar boas práticas de utilização e conservação das florestas. Para isso, o projeto em sua primeira fase desenvolveu ferramentas computacionais que auxiliam técnicos e produtores no planejamento do manejo e monitoramento da floresta.

Fonte: Embrapa

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO