Menu
Menu

Soja: já são 14 focos de ferrugem no PR, SP e SC

Registro da Consórcio Antiferrugem foi feito em áreas comerciais na safra 2018/2019
Folha de soja com sintomas da ferrugem. Foto: Rafael Moreira Soares

O Consórcio Antiferrugem registra 14 focos de ferrugem asiática da soja em áreas comerciais na safra 2018/2019. Em nota, a Embrapa informa que os focos estão distribuídos por Quilombo, SC, um caso, São Paulo (São Miguel Arcanjo e Itapeva, total de dois casos) e no Paraná (Mariópolis, São Pedro do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Nova Cantu, Ubiratã, Juranda, Campo Mourão, Peabiru, São João do Ivaí e Jaguariaíva, 11 casos).

Conforme a Embrapa, desde o primeiro foco, registrado no último dia 31 de outubro, em Porto Mendes, PR, o número de focos vem crescendo rapidamente e em pontos bem distribuídos. De acordo com a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, a maioria das lavouras com ferrugem foi semeada no início de setembro. “O problema é que as chuvas atrasaram as semeaduras e temos soja em várias fases de desenvolvimento; algumas regiões ainda estão semeando soja.

Por isso, é preciso atenção para não perder o controle nessas primeiras áreas, que podem gerar grande quantidade de inóculo para lavouras que ainda estão sendo semeadas”, alerta a pesquisadora. “As chuvas frequentes que favorecem a doença, muitas vezes, impedem a aplicação de fungicidas no momento ideal”, explica Cláudia.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.