SRB: PIB agropecuário caminha para desempenho significativo

Presidente da entidade acredita em um ambiente de mais investimentos e expansão

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária avançou 9,1% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2016, dado que mantém a visão otimista do setor para o acumulado de 2017. "Com o resultado de hoje, do terceiro trimestre, vemos que o PIB agropecuário caminha para ter um desempenho significativo no ano", avalia o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Vieira. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 1º de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou as Contas Nacionais Trimestrais.

O IBGE ressaltou, em nota, que a elevação do PIB da Agropecuária em base anual pode ser explicada, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que têm safra relevante no terceiro trimestre e pela produtividade, verificada na estimativa de variação do volume produzida em relação à área plantada.

Continue a leitura após o anúncio

Conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, divulgado no mês de novembro, o crescimento na perspectiva de produção anual e ganho de produtividade de culturas com safras relevantes nesse trimestre, como milho (54,9%), algodão herbáceo (10,7%) e laranja (0,1%) suplantou o fraco desempenho de culturas como, por exemplo, cana de açúcar (-6,8%), café (-7,9%) e mandioca (-1,8%). As estimativas para Pecuária e Produção Florestal apontaram um desempenho positivo no período analisado.

Em relação aos três meses imediatamente anteriores, o PIB da Agropecuária no terceiro trimestre caiu 3%. Segundo Vieira, esta variação foi ocasionada por fatores sazonais, uma vez que o calendário da safra agrícola brasileira mostra que o momento atual reflete um período de plantio e não de colheita como o anterior. "No decorrer do ano, tivemos um clima um pouco irregular que afetou negativamente algumas culturas, mas nada capaz de prejudicar o desempenho consolidado do setor", acrescenta.

De modo geral, "acreditamos em um ambiente de mais investimento e expansão", diz a liderança do agronegócio e, para ele, o resultado positivo do PIB da Agropecuária em 2017 deve ficar em linha com a melhora na economia do país.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO