SRB aprova a facilitação da entrada de banco estrangeiro no país

A partir de agora caberá apenas ao Banco Central dar o aval para o ingresso de instituições no sistema financeiro nacional

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) considera positiva a iniciativa do governo de incentivar no País, por meio do decreto 10.029, a instalação de instituições financeiras domiciliadas no exterior.

“Para a SRB, o decreto sinaliza a intenção do governo de ampliar a concorrência entre os bancos, reduzir juros e destravar a economia”, informa a entidade, em comunicado.

Continue a leitura após o anúncio

Com a medida, conforme a SRB, caberá apenas ao Banco Central dar o aval para o ingresso de instituições no sistema financeiro nacional, acabando com a necessidade de uma autorização do presidente da República, a cada vez que um banco estrangeiro queira instalar filial no Brasil.

O decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo presidente do Banco Central, Roberto de Oliveira Campos Neto, foi publicado no Diário Oficial na sexta-feira passada, 27 de setembro.

A medida autoriza, ainda, o Banco Central a aumentar o porcentual de participação de estrangeiros no capital de instituições financeiras com sede no Brasil.

Ainda de acordo com a SRB, o País deve agora mirar novas ações de incentivo ao crédito e retomada econômica, começando pela aprovação das reformas estruturais, como a previdenciária e a tributária.

Outro projeto liderado pela entidade que pode ajudar a ampliar os investimentos estrangeiros no País é o Projeto de Lei 2.963, que torna viável a venda ou arrendamento de propriedades rurais para empresas brasileiras de capital estrangeiro.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO