Tabelamento pode gerar perdas de R$ 600 milhões em Goiás

Projeção do IFAG considera o provável aumento nos preços dos fretes e insumos agrícolas

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) estima que o potencial de perdas ao setor de grãos do Estado com o tabelamento do frete é de R$ 600 milhões. “Esse número calculado pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária Goiana (IFAG), ligado à Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), considera os efeitos sobre a alta dos fretes, o aumento dos preços de insumos agrícolas e os impactos negativos sobre as cotações dos grãos”, disse a entidade em nota. A Medida Provisória (MP) 832/2018, que estabelece o tabelamento de fretes, foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 11 de julho.

A Aprosoja diz que vai reforçar o trabalho junto à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para derrubar a votação no Senado, e “impedir que a MP do tabelamento vire lei”. De acordo com a entidade, a incerteza sobre a aplicação ou não da tabela fez com que produtores perdessem oportunidades de vendas, “já que muitas empresas compradoras diminuíram ou mesmo paralisaram o fluxo de negociações nas últimas semanas”.

O presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto, vê efeito sobre a inflação nos próximos meses. “Isso gera um efeito cascata que prejudica não só os produtores, mas toda a população.” A entidade destaca a preocupação do setor produtivo com a colheita do milho safrinha em Goiás. “Apesar do atraso no plantio, estamos conseguindo bons resultados nas lavouras, mas agora esse milho está chegando e não vamos ter onde colocar, porque os armazéns ainda têm muita soja”, afirma o executivo.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.