Técnicos no Rio Grande do Sul recebem orientação sobre sorologia de febre aftosa

A partir do dia 18 de maio até o dia 5 de junho serão coletadas amostras em 335 propriedades gaúchas

Mais de 50 técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) participaram na última terça-feira, 12, de reunião virtual para alinhamento do Estudo Sorológico de Circulação Viral 2020. O trabalho faz parte da Vigilância para Febre Aftosa no Rio Grande do Sul e integra o Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura (Mapa).

+ Cobertura vacinal contra aftosa passa de 80% no Rio Grande do Sul

Continue a leitura após o anúncio

“As propriedades foram definidas pelo Ministério da Agricultura e estão localizadas em regiões com maior risco da doença “, explica Fernando Groff, do Programa de Prevenção e Combate à Febre Aftosa da Seapdr.  Ao todo, amostras de 16,9 mil animais com até 24 meses devem ser coletadas.

As análises serão feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Porto Alegre, o que deverá agilizar a emissão dos resultados. “O LFDA fará os testes somente do Rio Grande do Sul. Por isso estimamos que até agosto todo o processo estará encerrado”, afirma Groff. Ele lembra que os animais coletados não poderão ser movimentados até a conclusão da sorologia.

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal contribuiu com a compra de insumos para a sorologia. Além dos materiais para coleta e envio, os servidores vão receber também equipamentos de proteção individual para o atendimento nas propriedades. “Todos receberão máscaras, luvas, álcool gel e face shield. Esses materiais são mais para o contato com os produtores do que para a realização da coleta nos animais”, pondera Groff.

Fonte: Fundesa-RS

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO