Tecnologia facilita monitoramento diário de bezerras leiteiras

CriaTECH tem como objetivo detectar precocemente problemas na criação dos animais e garantir vacas mais produtivas

A Intergado , startup que desenvolve e disponibiliza soluções de pecuária de precisão, anuncia o lançamento da CriaTECH , plataforma de monitoramento diário de bezerras e novilhas leiteiras. A ferramenta tem como objetivo detectar precocemente falhas que podem ocorrer no processo de criação, evitar o agravamento de doenças, minimizar as perdas e garantir um futuro produtivo e saudável para as novas vacas do rebanho.

Para utilizar a solução, os produtores precisam instalar balanças eletrônicas da Intergado em frente ao bebedouro do piquete e colocar brincos eletrônicos nos animais. As bezerras passam então a ser pesadas e medidas, de forma voluntária, todas as vezes que vão ao bebedouro, o que não gera estresse durante o processo de coleta. Os equipamentos também se encarregam de enviar os dados para a nuvem, disponibilizando em tempo real todas as informações no sistema da Intergado CriaTECH.

Continue a leitura após o anúncio

“A Intergado tem como foco principal fazer a diferença na vida do produtor rural e proporcionar soluções completas que permitem aos produtores tomadas de decisões mais ágeis e precisas, contribuindo ao mesmo tempo para o bem-estar animal”, explica Marcelo Ribas, diretor executivo da empresa.

O sistema fornece o peso e a altura de cada animal, projetando a curva de crescimento em todas as fases da criação. Dessa forma, é possível que os produtores consigam comparar as bezerras com o padrão da raça ou metas pré-estabelecidas na fazenda, facilitando a detecção precoce de falhas no desenvolvimento das fêmeas para reprodução. Outra vantagem está diretamente ligada ao tratamento de doenças, uma vez que a solução gera alertas que facilitam sua identificação ainda em fase inicial.

“Preocupados com o bem-estar e com o prejuízo que as doenças podem causar, produtores estão manejando suas bezerras a cada dois dias para medir temperatura retal com o objetivo de detectar febre e animais doentes e, assim, realizar o tratamento precocemente para melhorar a taxa de cura e minimizar as perdas no desenvolvimento. Apesar de eficiente, este manejo tem se mostrado muito trabalhoso, gerado custo adicional com mão-de-obra e estresse nos animais”, explica Ribas.

Além disso, a rápida ação dos produtores para correção das falhas permite que os animais reestabeleçam o seu crescimento e antecipem a idade do primeiro parto. “A redução dos dias para parição ou dias em estado não-produtivo promove diminuição significativa no custo final dos animais. Por meio da nossa tecnologia, é possível garantir que as futuras vacas do rebanho sejam mais produtivas e saudáveis durante a lactação, já que garantimos o escore ideal dos animais ao parto”, finaliza o diretor executivo da Intergado.

No final de 2019, a empresa participou do Ideas for Milk, evento realizado pela Embrapa para premiar as inovações no setor lácteo. Ao todo, 58 tecnologias foram avaliadas por uma banca de jurados e participantes e a solução CriaTECH da Intergado ficou em terceiro lugar, reforçando ainda mais a importância da implementação de ferramentas que antecipam diagnósticos para tomadas de decisões assertivas.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

Leia também

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.