Tocantins implanta selo artesanal para indústria de leite

Selo é direcionado aos pequenos produtores rurais
Novo selo de inspeção de produtos de origem animal. Foto: Adapec

O Governo do Tocantins implantou o selo “Artesanal Tocantins” para produtos lácteos (leite pasteurizado, queijos e iogurte). De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o selo é direcionado aos pequenos produtores rurais, principalmente aqueles que utilizam a própria matéria-prima na produção em quantidade de até 300 litros de leite por dia. A Instrução Normativa n°006, de 16/06/2020, que trata das diretrizes foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 23 de junho.

Conforme a entidade, as exigências neste caso são bem menores em relação àquelas empresas registradas no Serviço de inspeção Estadual –SIE quando se trata de análises, equipamentos, entre outros. A IN integra também, desde que cumpram as exigências, estabelecimentos que produzem acima dessa capacidade ou compram insumos de terceiros para produção.

Continue a leitura após o anúncio

No documento consta a relação da documentação necessária para adesão; instalações que devem ser obedecidas em cumprimento à legislação, programas de autocontroles, análises laboratoriais, equipamentos, entre outros.

“As exigências visam boas práticas de fabricação para assegurar a qualidade, a sanidade e a inocuidade, desde a obtenção da matéria-prima, dos ingredientes e dos insumos, até a expedição do produto final,” afirma Antônio Caminha, gerente de inspeção animal. A execução do registro e a fiscalização ficarão a cargo da Adapec.

A certificação da produção artesanal de leite e seus derivados possibilita mais oportunidades e ampliará a comercialização em todo território tocantinense para esse segmento, e consequentemente oferta alimentos de qualidade a população, obedecendo aos padrões higiênico-sanitários“, disse Alberto Mendes da Rocha, presidente da Adapec.

Com a implantação, uma empresa localizada no município de Barrolândia demonstrou interesse em aderir. A instituição iniciará a avaliação do processo. Os interessados devem buscar informações na gerência de inspeção animal da Adapec, por meio do telefone (63) 3218-2138 ou enviar e-mail para [email protected]

O projeto do selo artesanal contou o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Saiba mais

O Estado do Tocantins conta com 31 estabelecimentos registrados no SIE e seis no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Ambos sob a responsabilidade de fiscalização da Adapec, que a partir de agora, também executará o Artesanal Tocantins.

Cabe a Agência acompanhar e autorizar o registro, bem como fiscalizar as indústrias de produtos de origem animal (leite, mel, pescado, ovos e seus derivados).

O órgão acompanha diariamente os frigoríficos e periodicamente os laticínios e entrepostos, para garantir que as exigências estão sendo cumpridas. Além disso, analisa todo o processo que começa na matéria-prima e segue até o transporte para comercialização.

Fonte: Secom

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO