Tomate e feijão contribuem para derrubar a inflação em maio

Produtos apresentaram forte alta no primeiro trimestre diante da menor produção após problemas climáticos

Vilões da inflação no setor de alimentos e bebidas em março e abril deste ano, o feijão e o tomate contribuíram, em maio, para uma queda de 0,56% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no grupo em questão.

De acordo com o IBGE, após apresentar alta de 28,64% em abril, o preço do tomate apresentou queda de 15,08% no último mês, enquanto o feijão ficou, em média, 9,09% mais barato. As frutas  também recuaram mais intensamente, com queda de 2,87%.

No caso do tomate, a desvalorização do produto diante da intensificação da colheita da primeira parte da safra de inverno ajuda a explicar os melhores preços ao consumidor. De acordo com  o Cepea, de 11 a 12 de maio, muitos frutos foram colhidos e os valores recuaram consideravelmente.

O mesmo ocorre com o feijão, com previsão de aumento de mais de 25% na produção da segunda safra deste ano após uma queda no volume colhido no primeiro trimestre avaliada em 9,6% pelo IBGE. Na Paraná, as previsões oficiais são de uma safra 47% maior neste segundo trimestre.

Em nota, o Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do Paraná aponta que o preço médio pago ao produtor de feijão paranaense na semana encerrada em 29 de maio ficou 10,4% abaixo do recebido em igual período do ano passado. O Estado ainda possuía cerca de 35% da área a ser colhida no final do mês passado.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: