Menu
Menu

Um terço dos trabalhadores no centro-oeste atua no agronegócio

Estudo aponta que é bem expressiva a contribuição que a pecuária e toda a cadeia processadora de proteína animal

O número de pessoas empregadas no agronegócio na região Centro-Oeste, sem considerar o Distrito Federal, aumentou 11,2% entre 2012 e 2018, totalizando 1,7 milhão de trabalhadores no ano passado.

Essa é uma das conclusões da edição especial do estudo sobre mercado de trabalho do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Conforme o estudo, “é bem expressiva a contribuição que a pecuária e toda a cadeia processadora de proteína animal e subprodutos (abate, laticínios e couro) desempenharam para a evolução positiva dos empregos no setor no período analisado”.

Segundo pesquisadores do Cepea, 27,51% dos postos de trabalhos formais e informais existentes no Centro-Oeste em 2018 estavam relacionados ao agronegócio. Ao se analisar a participação por Estados, este porcentual é ainda maior, atingindo 33,68% em Mato Grosso; 30,55% em Mato Grosso do Sul; e 23,6% em Goiás.

“Justamente por responder por quase um terço do total de ocupados no Centro-Oeste, o agronegócio gerou R$ 3,65 bilhões do total de R$ 13,19 bilhões recebidos em salários na região”, informa o Cepea, em comunicado. Assim, o agronegócio representou 27,66% de toda a massa de rendimentos gerada pelo trabalho em 2018.

Pesquisadores do Cepea destacam que, desse total de rendimentos, apenas uma parcela é gasta com bens e serviços produzidos por atividades relacionadas ao agronegócio, como alimentos, fibras e energia. O restante é gasto em outros fatores essenciais, como habitação, serviços de saúde e educação, transporte e aquisição de bens duráveis.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho