Vaca dá luz a bezerros de raças diferentes no PA

Considerado raro por veterinários, caso ocorreu na Fazenda Esperança, em Redenção do Pará

Uma vaca Nelore Pura Origem de Redenção do Pará, PA, deu a luz a dois bezerros gêmeos, mas de raças diferentes nesta estação de monta. O fato, considerado raro por veterinários, surpreendeu a todos na Fazenda Esperança e foi comprovado por testes de DNA.

+Cuidados básicos garantem resultados na estação de monta
+Uso de progesterona aumenta prenhez na IATF
+Sêmen refrigerado eleva índice de IATF

Continue a leitura após o anúncio

“Para mim, foi uma novidade muito grande. Em dez anos de formado, nunca tinha visto isso acontecer”, relata o veterinário Renato Dayrell, responsável pelo protocolo de IATF da fazenda. Segundo ele, a vaca foi inseminada com sêmen da raça Aberdeen, mas deu a luz a duas bezerras: uma preta (aberdeen) e uma branca (nelore).

“O mais provável é que no mesmo ciclo feito da IATF a vaca tenha apresentado duas ovulações. Em um ela foi inseminada por um sêmen aberdeen e no outro fecundada por um boi nelore em monta natural”, explica o médico veterinário. Em maio do ano passado, uma matéria da Revista DBO apontou caso semelhante na Fazenda Chapadão, em Guarda Mor (MG), envolvendo uma vaca Tabapuã inseminada por sêmen Angus.

Surpresa

O proprietário da fazenda e zootecnista, Vinícius Gomes Araújo, conta que chegou a pensar que o bezerro aberdeen estivesse perdido da mãe verdadeira. O profissional só desconfiou que se tratavam de gêmeos de pais diferentes quando colocou os animais em observação, constatando que a vaca nelore amamentava as duas bezerras.

“É muito incomum vacas nelore amamentarem bezerros que não sejam seus, o que gerou a desconfiança de serem gêmeos. Como havia outras vacas paridas na mesma situação, a gente ficou com medo de ter havido algum parte de gêmeos idênticos e um dos animais estar com a mãe errada”, explica.

Segundo Araújo, a bezerra de raça Aberdeen deve ser direcionada para programas de recria e engorda, enquanto a Nelore será destinada a programas de cria da fazenda.

Veja o vídeo enviado pelo produtor Vinícius Gomes Araújo:

 

 

 

 

 

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO