Vacathon 2018: aplicativo de combinação genética em 1º

Estudantes da PUC Minas Betim foram os responsáveis pelo desenvolvimento da nova tecnologia
Equipe campeã PUC Minas Betim. Foto: Assessoria.

Foram cinco dias e 60 horas com o apoio de 40 profissionais para ajudar os estudantes de 16 universidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás a concluírem suas apresentações do Vacathon 2018, etapa do movimento Ideas for Milk, que valoriza e fomenta ideias criativas e inovadoras para a cadeia do leite… E valeu a pena. A Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Betim foi a Campeã do Vacathon 2018. A equipe ‘Doce de Leite’ composta por Igor Gonçalves (sistemas de informação), Gustavo Dutra Moraes (ciências da computação), Rafael Santos e Bruno Guimarães (medicina veterinária) e Amanda Santos (engenharia de software) com o apoio do professor Ilo Rivero apresentaram o aplicativo I²A Connect, que funciona como o tinder da pecuária, potencializando a cadeia do leite.

O objetivo principal do aplicativo é facilitar a procura pela melhor combinação genética possível. Atualmente, os dados estão espalhados em catálogos e sumários em forma de gráficos e tabelas, dificultando o acesso, gerando atraso genético e, consequentemente, perda de investimentos. Com a convergência de dados, o I²A Connect representa uma grande oportunidade de negócio para os produtores, que poderão encontrar com maior facilidade a melhor genética (touros, sêmen ou embriões) e sua localização. A tecnologia mostrará o perfil completo do animal, como raça, características e produção, entre outros.

Continue a leitura após o anúncio

“A ideia, a partir de agora, é nos reunir para esquematizar a melhor forma de viabilizar esse projeto. Já conversamos com representantes de algumas empresas e produtores rurais no Vacathon e recebemos manifestação de interesse. De certa forma houve a confirmação do que acreditávamos. Há demanda pelo aplicativo para o produtor rural”, diz Rafael Santos.

Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, comenta que o Ideas for Milk é uma junção da competência das universidades com os parceiros. “Chegamos ao fim do Vacathon 2018, maratona de ideias do Ideas for Milk. E foi excelente. Conseguimos reunir um conjunto de universidades muito interessantes, com jovens interessados em criar soluções. Estamos fazendo um Brasil novo com estudantes preparados para ser os profissionais que o mercado precisa. Eles sabem compartilhar, trabalhar em conjunto, têm a capacidade de buscar informação e, em pouco tempo, criar uma solução efetiva para um problema que existe no campo e precisa ser resolvido. Mais do que soluções, estamos criando um novo ambiente para o leite no Brasil”, ressalta Paulo Martins.

Confira a classificação do Vacathon 2018, etapa do Ideas for Milk:

Categoria Ouro

1o Lugar – Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Betim
2o Lugar – Universidade Federal de Pernambuco
3o Lugar – Universidade Federal de Lavras
4o Lugar – Universidade Federal de Viçosa
5o Lugar – Faculdade Metodista Granbery (MG)

Categoria Prata

CEFET-MG Leopoldina
ESALQ e IF SP – Piracicaba
IF Sudeste MG – Juiz de Fora
Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte
Universidade Federal de Juiz de Fora

Categoria Bronze

IF Sudeste MG – Rio Poma
IF Sul de Minas – Três Corações
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Pelotas

Mais informações: www.ideasformilk.com.br

Fonte: Assessoria

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO