Vamos falar de leilão judicial de imóvel rural, por Flávio Lamonica Pereira

Confira o artigo de Fábio Lamonica Pereira, advogado em Direito Bancário e do Agronegócio

Continue depois da publicidade

Não é novidade que, quando determinado débito não é pago como ajustado contratualmente (não vamos discutir os motivos que levaram a tal situação), o credor pode exigir que o pagamento seja feito por meio de uma ação judicial.

Configurado o crédito, os bens do devedor podem ser bloqueados judicialmente (penhorados, ou seja, uma vinculação judicial de determinado bem para garantir o pagamento de uma dívida) para que o pagamento seja efetivado, o que pode incluir bens imóveis, inclusive os rurais.


Quais são, então, os principais pontos a serem observados em caso de pretensa aquisição de imóvel rural por meio de leilão judicial (o mesmo vale para o devedor que tem seus bens levados a leilão)?

Inicialmente, deve-se realizar cuidadosa e detida análise do processo judicial em que o bem foi levado à penhora. Há vários requisitos legais que precisam ser observados sob pena até mesmo de nulidade dos atos de penhora e venda do bem.

O edital de leilão que, dentre outras coisas, trata das características do imóvel, das condições da posse e da propriedade, de eventuais ônus ou obrigações que recaiam sobre o imóvel, de detalhes do processo, do preço, do valor de venda e das condições de pagamento, também deve ser estudado em seus detalhes, uma vez que é preciso constar o que determinou o juiz e o que estabelece a lei. Caso haja erros, omissões ou ilegalidades, é possível que seja reconhecida a sua nulidade.

A avaliação do imóvel também é ponto determinante para a decisão de possível aquisição do imóvel. Isso porque nossa legislação proíbe o preço chamado de vil, ou seja, muito abaixo do real valor de mercado. Atualmente, em regra, considera-se preço vil a venda de imóvel por valor inferior a 50% da avaliação que conste do processo, devidamente homologada pelo juiz.

Outras ações que o devedor responda também podem influenciar no resultado do leilão. Há débitos de natureza trabalhista, fiscal ou ainda penal. Cada uma das esferas tem suas peculiaridades e prioridades no recebimento do crédito o que pode influenciar o resultado do leilão.

Ressalte-se que, em situações mais raras, há determinados tipos de ações de natureza penal em que é possível até mesmo a aplicação de pena conhecida como de perdimento, ou seja, um bem adquirido como fruto de atividade criminosa passa a ser do Estado, o que pode surpreender o adquirente de imóvel que, por ter realizado o pagamento do preço, o imóvel estar registrado em seu nome e usufruir da posse, acredita que seu direito esteja garantido, o que pode não ser verdade.

Os registros e averbações que constam das matrículas dos imóveis são pontos chaves e devem ser analisados e investigados, um a um, o que inclui as questões de natureza territorial, registral e ambiental.

Além disso, a identificação sobre o exercício da posse em imóveis rurais é de extrema importância. A identificação de contratos de arrendamento e parceria vigentes ou encerrados de forma irregular podem influenciar eventual aquisição. Isso ocorre porque a lei beneficia os arrendatários e parceiros conferindo direito de preferência na aquisição, até mesmo para o caso de venda judicial do bem.

Assim, a aquisição de imóvel rural em leilão judicial pode ser um negócio atrativo, eis que geralmente realizada abaixo do real valor de mercado. Contudo, a análise de todo o processo aquisitivo deve ser bem conduzida, de forma a evitar surpresas com possíveis nulidades de diversas naturezas. O devedor, por sua vez, pode procurar identificar a presença de situações ilegais e utilizar os meios de defesa adequados para diminuir os impactos negativos sobre o seu patrimônio.

  • Fábio Lamonica Pereira é advogado em Direito Bancário e do Agronegócio na Schwingel & Lamonica

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: