Venda de sêmen da raça Angus atinge recorde em 2019

Foram comercializadas 5,8 mi de doses, aumento de 17,6% em relação a 2018
Foto: Divulgação.

 

A venda de sêmen bovino da raça de corte Angus no Brasil atingiu o recorde de 5,8 milhões de doses em 2019. O resultado indica um aumento de 17,6% na utilização da genética da raça em relação a 2018. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira de Angus.

Continue a leitura após o anúncio

De acordo com a entidade, o desempenho foi puxado principalmente pelo cruzamento industrial no Brasil Central. Por meio desta técnica, cruza-se um bovino de raça europeia (no caso, o angus) com outro de raça zebuína (geralmente, o nelore) para provocar a heterose, ou um “choque” de sangue, que permite que a cria engorde com mais rapidez e vá para o abate precocemente.

No acumulado do ano, a pecuária de corte brasileira demandou 11,8 milhões de doses de sêmen, sendo que praticamente metade refere-se só à Angus – informa a organização com base em dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

Segundo Nivaldo Dzyekanski, presidente da Associação Brasileira de Angus, a raça cresce ano a ano lastreada na qualidade que atribui à produção de carne Premium. “O que temos é uma extrema confiança do consumidor na qualidade da produção da Carne Angus Certificada. Ele sabe que onde tem o selo do Programa Carne Angus não há brechas para erro e isso traz reflexo direto no campo. O pecuarista reconhece que usar Angus traz diferencial tanto no manejo quanto na valorização e liquidez na hora da venda”, afirma.

Quanto às exportações de sêmen da raça em 2019, houve um salto de 285%, somando 22,53 mil unidades. Conforme a Asbia, a participação da raça no embarque total de doses de sêmen bovino do País saltou de 2,29% em 2018 para 8% em 2019,.

O principal comprador do sêmen Angus brasileiro em 2019 foi o Paraguai, seguido por outros importantes clientes latino-americanos como Bolívia, Costa Rica e Equador, além de Angola.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO