O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está monitorando a comercialização de terneiros no formato virtual em território gaúcho.
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O primeiro balanço, produzido pela equipe do NESPro e referente a transmissão de eventos pela TV e internet entre os dias 22 de abril a 3 de maio, já foi finalizado (veja tabela abaixo); os resultados deverão ser divulgados a cada 15 dias.
“Imaginava que tivéssemos menos animais agora, mas a facilidade de operacionalizar a comercialização começa a determinar um crescimento nas vendas. Observo que está ocorrendo uma boa adaptação do mercado, inicialmente mais favorável ao comprador”, avalia o médico veterinário Júlio Barcellos, coordenador do NESPro.
Recentemente, o núcleo da UFRGS apresentou ao mercado uma cartilha com estratégias aos pecuaristas gaúchos, visando o melhor aproveitamento das oportunidades no ambiente digital, durante o tradicional período de oferta da safra de bezerros, que se estende até julho.
“Não monitoramos apenas os preços, estudamos outros elementos. O importante é conhecer os mecanismos que estão ligados a esse tipo de canal de comercialização, como estratégias de marketing, fornecimento de informações, entre diversos fatores”, explica Júlio.
O projeto prevê o acompanhamento virtual do leilão, coletando dados dos vendedores, compradores, destino dos animais, características dos animais (raça, sexo, peso, lote, uniformidade), estratégias de marketing dos vendedores e leiloeiras.
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