Menu
Menu

Vendas de sêmen bovino crescem 19% no 1º sem de 2019

Raças de corte puxaram crescimento do setor, com 3,76 milhões de doses vendidas

As vendas de sêmen bovino no primeiro semestre de 2019 registraram crescimento de 19,1% ante igual período do ano passado, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial. No total foram comercializadas 6,09 milhões de doses, puxadas pelas raças de corte, com 3,76 milhões de doses vendidas (aumento de 27,9%).

Sérgio Saud, presidente da Asbia, destaca que este foi o quinto semestre consecutivo com crescimento de dois dígitos nas vendas de sêmen bovino para a pecuária de corte. Segundo ele, o resultado “é um indicativo de que o setor cresce como um todo e prova de que o uso da genética na Pecuária de Corte está consolidado, atraindo cada vez mais novos usuários na adoção da técnica”.

Nas raças leiteiras, também houve melhora, com 2,34 milhões de doses, 7,2% acima do período anterior. A expectativa para o segundo semestre é muito boa já que os números apontam para outra estação bastante aquecida, com uso de touros melhoradores, da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) como ferramenta principal na utilização da genética melhoradora.

“Tudo indica, também, uma alta na procura pelo cruzamento industrial, com o uso expressivo de animais como Angus, Brangus e Senepol. São raças que vão crescer neste segundo semestre”, acrescentou Saud. No total de vendas de sêmen para Corte por estado, o destaque foi para o Mato Grosso, com 19,7% da comercialização. Em segundo, ficou Mato Grosso do Sul, com 15,6%, com o Pará na terceira posição, com 11,3%.

Exportações

Na exportações, as vendas de sêmen bovino avançaram 21,3% sobre o primeiro semestre do ano passado, com 168,27 mil doses, sendo 66,46 mil doses de gado de corte (+18,76%) e 101,81 mil doses de gado de leite (+23%). Nas importações, por sua vez, houve alta ainda mais expressiva, de 54% na mesma base de comparação. Para o setor de corte, foram 2,07 milhões de doses, alta de 114,4% ante o primeiro semestre do ano passado e o melhor resultado dos últimos cinco anos. Na importação de sêmen de Leite, foram 1,9 milhão de doses, alta de 17,3%.

“A importação teve um bom desempenho como consequência do momento positivo vivido pelo segmento como um todo. É natural que a Indústria comece a se preparar para a Estação de Monta, ajustando a oferta necessária para atender as fazendas”, pontuou o executivo da entidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho