Virtuais de terneiros no RS têm alta liquidez, diz NESPro

Publicação do núcleo da UFRGS abrange informações coletadas em 17 remates realizados entre os dias 16 e 31 de maio

O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta segunda-feira, 8 de junho, a sua terceira análise (veja mais detalhes na tabela abaixo) envolvendo o monitoramento dos leilões virtuais de terneiros no estado.

+ MG: Cartilha detalha normas para feiras e leilões do Pró-Genética e Pró-Fêmeas

Continue a leitura após o anúncio

A mais recente publicação do NESPro, que abrange informações coletadas em 17 remates realizados entre os dias 16 e 31 de maio, mostra que foram comercializados 7.188 animais ao preço médio de R$ 1.237. O médico veterinário Júlio Barcellos, coordenador do NESPro, reforça que o modelo virtual de venda ainda é uma novidade para gado comercial e de reposição.

“Há muito o que aprender por parte das leiloeiras, como o tipo de plataforma de transmissão, qualidade de imagem e som e recebimento dos lances. Mas, a maior quebra de paradigma ainda é uma detalhada caracterização do bezerro que está sendo ofertado por parte de quem vende e pelo leiloeiro”, avalia Júlio.

Desde 15 de abril até o dia 31 do mês passado, as avaliações do núcleo da UFRGS já envolveram 40 eventos transmitidos pela TV e internet e 30.000 cabeças, apontando 90% de liquidez em todos os remates.

“Assim como no Brasil Central, a alta liquidez registrada no Rio Grande do Sul demonstra um mercado de reposição aquecido, mas o preço de bezerro ainda está barato”, acredita Barcellos. Para ele, o preço do bezerro começa reagir em uma magnitude inferior ao Brasil Central, motivado pelo preço do boi gordo e pelas chuvas que estão revigorando as pastagens gaúchas.

O balanço final da pesquisa desenvolvida pela equipe do NESPro, que também apresentou ao mercado uma cartilha com estratégias aos pecuaristas gaúchos, será divulgada no final do mês de junho.

Fonte: NESPro/UFRGS

 

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO