DBO | Webinars

OS DESAFIOS DA PECUÁRIA PÓS 2020

Horário

19h

Duração

1h15

Participação

Gratuita

Horário

19h

Duração

1h15

Participação

Gratuita

A DBO convida você para participar da DBO Webinar – série “Os desafios da pecuária pós 2020”. Nos próximos 10 anos, o maior exportador global de carne bovina, dono do maior rebanho comercial do mundo, poderá processar 15 milhões de toneladas desse produto, um terço acima da quantidade atual. Mas, com que nível de equilíbrio socioambiental e econômico atingirá essa marca? Quais estratégias adotará, em sintonia com o mercado consumidor, neste momento de crise sanitária criada pela Covid-19? E como a pecuária responderá à segurança alimentar com sustentabilidade?

DBO convidou 12 personalidades, entre pecuaristas, pesquisadores, professores e profissionais da indústria da carne para conversar com você.

14/05 - Visão do pecuarista

Convidados

Carla de Freitas

Carla de Freitas

Filha de pecuarista, assumiu os negócios da família em 1996. A fazenda Bela Vista, em Chupinguaia, no sul do Estado de Rondônia, hoje é exemplo de bom projeto de ILP (Integração Lavoura-Pecuária). Também foi uma das pioneiras na implementação do programa Nelore Natural, no início dos anos 2000 pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil, e a primeira fazendeira a presidir o Núcleo Feminino do Agronegócio, criado em 2010.

Neto Sartor

Neto Sartor

Filho de pecuarista, o zootecnista com mestrado em nutrição de bovinos de corte em confinamento, pela Universidade Estadual de Londrina (PR), fundou, com um parceiro, a Maximus Feedlot, unidade de engorda intensiva no município de Sabino (SP). No ano passado foram confinados 34.700 animais, com parte do gado sob encomenda para grifes de carne premium.

Antonio Carlos Rezende

Antonio Carlos Rezende

Diretor do Grupo Rezende, juntamente com o irmão, o pecuarista administra um projeto de bovinos de corte, baseado na raça Nelore, criado há seis décadas. Em ciclo completo estão 40.000 animais distribuídos em quatro fazendas no Estado de Mato Grosso. Tem um forte investimento em genômica e IATF para a seleção de reprodutores, iniciada nos anos 1970.

Mediadora

Vera Ondei

Vera Ondei

Coordenadora de Comunicação Digital DBO
Jornalista há 34 anos. Há 26 anos está no setor do agronegócio.

Assista

19/5: Visão da sanidade animal

Convidados

Enrico Ortolani

Enrico Ortolani

Professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), desde 1978, é doutor em parasitologia por essa instituição e pós-doutor pelo Moredun Research Institute, na Escócia. Entre as várias atividades, passou a colaborar com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1996. Na Revista DBO, é colunista com artigos publicados a partir de 2009.

Fernando de Almeida Borges

Fernando de Almeida Borges

Médico veterinário pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), tem doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-doutorado na Freie Universität Berlin, na Alemanha. Atualmente, é professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com especialidade em parasitologia animal e medicina veterinária preventiva.

Rinaldo Vianna

Rinaldo Vianna

Médico veterinário e doutor pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP/SP, desde 2003 é professor do Instituto da Saúde e Produção Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia. É. também, criador e tutor do Programa de Educação Tutorial em Medicina Veterinária, outorgado pelo Ministério da Educação, com foco na continuidade da aprendizagem e formação de futuros profissionais.

Mediador

Renato Villela

Renato Villela

Repórter DBO
Zootecnista e jornalista, há 16 anos cobre o setor da pecuária.

Assista

26/5: Visão do melhoramento genético

Convidados

Roberto Sainz

Roberto Sainz

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desde 1991, o pesquisador brasileiro traz em seu currículo os títulos de doutor em nutrição e mestre em ciência animal por essa instituição. Atualmente, coordena uma equipe multidisciplinar de estudos sobre sustentabilidade ambiental, social e econômica, com ênfase em sistemas de produção animal.

Cláudio Magnabosco

Cláudio Magnabosco

Mestre e doutor em ciências biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), o pós-doutorado foi obtido na área de genética e produção animal pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Atualmente, é pesquisador na Embrapa Cerrados e USP, além de professor na Universidade Federal de Goiás, com o desenvolvimento de diversos trabalhos na área de Genética Quantitativa.

Fabiano Araújo

Fabiano Araújo

Mestre em Animal Science pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o médico veterinário também é certificador graduado pela Ultrasound Guidelines Council (UGC). A entidade é supervisionada pelo Conselho de Raças de Carne dos EUA, monitorando o desenvolvimento das metodologias de coleta de imagens de ultrassom no campo e sua interpretação.

Mediadora

Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Repórter DBO
Cobre o setor pecuário há 18 anos, com ênfase em genética e mercado.

Ative o lembrete:

28/5: Visão da indústria frigorífica

Convidados

Fabiano Tito Rosa

Fabiano Tito Rosa

Desde 2010 na Minerva Foods, o atual diretor de compra de gado já passou por outros cargos, dentre eles o de chefe de pesquisa. Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É mestre em engenharia de produção e gestão de sistemas no agronegócio, pela Universidade Federal de São Carlos (SP), e master business pela Fundação Getúlio Vargas, em gestão de negócio.

Maurício Manduca

Maurício Manduca

Profissional do mercado financeiro até 2009, o gerente Nacional de Compra de Gado da Marfrig Global Foods é zootecnista, com pós graduação em agronegócio pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na empresa desde 2012, já atuou na área de inteligência de negócios antes de assumir a atual função.

Roberto Paulinelli

Roberto Paulinelli

Diretor do frigorífico Rio Maria, no município de mesmo nome, localizado no sul do Pará, teve participação ativa no movimento de auditoria do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que as empresas assinaram com o Ministério Público do Pará, a partir do ano 2000, visando a preservação da floresta amazônica. Economista e fundador da empresa em 2002, o executivo também é pecuarista.

Mediadora

Maristela Franco

Maristela Franco

Editora da Revista DBO
Historiadora e jornalista há 38 anos, dos quais 30 anos no setor de pecuária.

Ative o lembrete:

Inscreva-se para acompanhar os lançamentos: