“Acordo com a China é vital para pecuária de leite”, diz Asbia

Presidente da Asbia esteve nos estúdios do Portal DBO para comentar os resultados das vendas de sêmen no último semestre

O acordo comercial com a China para a comercialização de produtos lácteos será vital para o setor de genética em pecuária de leite, segundo observou Sérgio Saud, presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). O executivo esteve nos estúdios do Portal DBO para comentar os resultados do setor no último semestre.

Continue a leitura após o anúncio

“O acordo com a China é vital para a pecuária leiteira porque hoje não existe uma válvula de escape para a produção de leite do Brasil. Se aumenta a oferta, a primeira coisa que acontece é derrubar preço”, lembra Saud ao destacar a necessidade de planejamento no setor para aumento nos investimentos – entre eles, em genética.

De acordo com dados divulgados pela Asbia, as vendas de sêmen bovino no primeiro semestre de 2019 registraram crescimento de 19,1% ante igual período do ano passado. Nas raças leiteiras, o crescimento foi de 7,2%, bem abaixo do expressivo aumento de 28% observado na pecuária de corte.

Já nas exportações, o cenário é inverso: as vendas de sêmen de gado de leite cresceram 23% no último semestre, com 101,81 mil doses vendidas. Na pecuária de corte, esse avanço foi de 18,76%, para 66,46 mil doses – pouco mais da metade. Saud explica que o forte interesse pela genética de gado leiteiro do Brasil reflete o trabalho de seleção com raças adaptadas à produção de leite em ambiente tropical, como a girolando.

“O avanço que se fez na seleção do gir leiteiro e do girolando foi muito grande. E isso chama atenção porque há diversos países do mundo que sofrem dificuldade para produzir leite em ambiente tropical. Há muito mercado para a genética leiteira tropicalizada”, destacou o presidente da Asbia. Confira a entrevista completa no vídeo acima.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO