Aplicativo ajudará no trabalho de melhoramento genético de taurinas e sintéticas

A novidade tem o dedo da Embrapa e deve ser lançada em meados de março pela Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares”

Continue depois da publicidade

Atenção produtores de raças taurinas e sintéticas do País: se o que vocês queriam era mais uma ajuda no melhoramento genético de seu rebanho, há uma ferramenta que está prestes a ser lançada e pode ser “uma mão na roda” no trabalho de encontrar o touro ou a vaca certa para cada necessidade da fazenda. A promessa é que ela esteja disponível em meados de março.

A novidade será um aplicativo para celular, que reunirá a massa crítica de dados de Diferenças Esperadas na Progênies (DEPs) de todas os animais registrados sob o guarda-chuva da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC), com sede em Pelotas (RS). Todos os dados das DEPs passaram pelo crivo de pesquisadores da Embrapa e, agora, cada produtor associado à entidade poderá acessar mais facilmente os dados de seus animais pelo celular ou tablet.


App auxiliará o produtor a definir os cruzamentos desejados com mais facilidade

“O aplicativo vai nos dar a informação das DEPs, em cada registro e em tempo real, aos moldes do que já acontece nos Estados Unidos, por exemplo. Eu acho que com isso vamos ter um avanço muito grande no uso das DEPs para a seleção nas fazendas”, diz o pecuarista gaúcho Ignacio Silva Tellechea, presidente da ANC.

A novidade foi apresentada por Tellechea durante o programa DBO Entrevista, que foi ao ar no fim da tarde de quarta-feira (10/2). O pecuarista, que está à frente da ACN desde 2015, encerra este ano seu mandato e afirma que, com o app, conclui um grande trabalho de modernização da entidade no trabalho de estimular o desenvolvimento genético de bovinos no País.

Mais sangue para a pecuária

Criada em 1921, a entidade é responsável pelo registro genético de 36 raças, entre bovinos e equinos. Entre as raças de bovinas de corte estão o Angus, o Hereford, o Brangus, o Braford, o Charolês e o Devon, Simental, entre outras. As raças têm fornecido uma boa opção de sangue novo para a pecuária brasileira, por conta dos cruzamentos industriais, garantido animais de corte de melhor desempenho na produção de carne.

Gado cruzado angus x nelore tem sido uma opção clássica para produtores obter melhores acabamentos de carcaça

Para Tellechea, além de promover um trabalho escriturário de qualidade, a entidade está na frente para num trabalho de enriquecer a base genética da pecuária do País. Para o produtor, está no radar uma geração de bovinos cada vez mais adaptados às condições brasileiras.

“O grande desafio dos criadores é conseguir desenvolver uma genética britânica de qualidade e adaptada às nossas condições. Isso servirá não só para que consigamos oferecer sêmen, mas oferecer um touro que vai também conseguir cobrir as vacas a campo, com sucesso”, explica Tellechea.

Promebo

O caminho para a obtenção de animais adaptados é longo, e, para a entidade que há 47 anos coordena um dos importantes programas de seleção no País, o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), já vê alguns sinais de animais  imprimindo em seus filhos uma genética abrasileirada. Essa busca vem, principalmente, para duas característica: resistência ao carrapato e animais de pelo curto.

“Estamos lançando a DEP de resistência ao carrapato para a raça Angus. Sabemos que o maior desafio é conseguir que o Angus tenha um bom desempenho a campo, fora das condições do Rio Grande do Sul. É uma DEP que deve bombar este ano”, diz Tellechea.

Confira na íntegra a entrevista:

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: