Menu
Menu

Narrow band, a alternativa à falta de internet no campo

Especialista aponta soluções para conectar máquinas agrícolas em regiões com pouco ou nenhum acesso à internet

Nem só de banda larga vive a agricultura digital. Com a falta de conexão no campo, realidade que cada vez mais mobiliza o setor agrícola, algumas alternativas têm contribuído para a troca de dados entre máquinas e para o aumento da produtividade em regiões onde o acesso à internet ainda é limitado.

Em entrevista ao Portal DBO, o diretor de IoT (internet das coisas) da Logicalis, Alex Paulino, apresenta algumas dessas soluções, com destaque para a narrow band (ou “banda curta”, numa tradução ao pé da letra). Trata-se de conexões de baixa capacidade de transmissão dados, mas que são suficientes para conectar máquinas e pessoas.

“Quando estou transmitindo telemetria, que são dados de equipamentos, esses dados são muito curtos, muito menores em relação a uma navegação web ou a uma mensagem de whatsapp. Isso trás um requerimento de banda muito pequeno, o que permite a criação de uma série de tecnologias que levam esses dados até a internet”, explica Paulino.

Confira a entrevista e a explicação completa no vídeo acima.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Um panorama da pecuária do norte do MT

Última etapa do “Acrimat em Ação 2019”, acompanhada por DBO, visitou municípios do norte do MT, onde os pecuaristas lidam com estradas ruins e insumos caríssimos. Em alguns locais, o valor do calcário é quase proibitivo. 

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

Invista no básico bem feito

Pecuaristas, mesmo tecnificados, ainda pecam no manejo por não fazer planejamento, estabelecer metas e criar calendário de ações.

Café com frio

Especialista dá dicas de como evitar problemas com o frio no cafezal, cultura que gosta de “cabeça quente e pés frios”

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho