[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Circuito Nelore de Qualidade mira o futuro

Campeonato se adequa à evolução zootécnica da raça, que já provou ter boa carcaça e agora quer se destacar também na produção de carne premium

Lote de animais aguardando abate em uma das etapas do Circuito.

Por Carolina Rodrigues

Quando criou, em 1999, o Circuito Nelore de Qualidade – concurso nacional de carcaças da raça, que visa estimular os pecuaristas a produzir lotes de padrão superior –, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ANCB) não imaginava que, em apenas duas décadas, veria o peso dos machos Nelore passar de 16 para [email protected] limpas e a maturidade, de 6 para 0 a 2 dentes definitivos.

Com normas de abate técnico estabelecidas por Pedro de Felício (ex-professor da Universidade Estadual de Campinas e um dos maiores especialistas em carne do País), o “Circuito Nelore” acaba de dar dois importantes passos rumo a uma maior conexão “genética–mercado”: o Campeonato Melhor Lote com Pai Identificado (veja detalhes adiante) e a Medalha Ouro Branco, que será concedida a todos os lotes de novilhas com até 4 dentes e de machos castrados com até 2 dentes, que apresentarem gordura mediana-acima e carcaça com 16 a [email protected] Desses animais, serão colhidas amostras do contrafilé para análises laboratoriais de qualidade de carne (maciez, coloração, suculência etc).

SAIBA MAIS:
+DBO Destaca: Circuito Nelore de Qualidade

A escolha dessas duas categorias para avaliação tem uma razão simples, porém estratégica. Elas são as mais demandadas pelo mercado de carne premium, que busca preferencialmente animais jovens, pesados (mínimo de [email protected], no caso das fêmeas) e bem acabados. Este, inclusive, é o padrão definido pela JBS para os cruzados que abastecem sua marca premium 1953. Os dados obtidos nas análises anunciadas ajudarão a orientar o trabalho de três players importantes da cadeia pecuária bovina: o selecionador, o produtor de boi gordo e o frigorífico.

Buscando respostas

Em entrevista concedida à DBO, por videoconferência, no final de maio, Fábio Dias, diretor de Relacionamento com Pecuaristas da JBS, empresa que ajudou a ANCB a definir as regras da nova premiação, diz que a Medalha Ouro Branco pode trazer resposta para um antigo questionamento: qual a qualidade da carne Nelore, no padrão de carcaça definido para marcas premium?

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.