No “Programa 2 por 1”, a ABCZ aposta na genotipagem da boiada

Saiba por que a entidade quer expandir a quantidade de animais com genotipagem

Ricardo Soares e Larissa Vieira, de Uberaba, MG

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com sede em Uberaba, MG, quer expandir a quantidade de animais genotipados. Nesta terça-feira, 10 de março, durante o lançamento da 86ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (ExpoZebu), evento que ocorre entre os dias 25 de abril a 3 de maio, a entidade destacou o “Programa 2 por 1” para o evento.

“Os criadores poderão usufruir de uma negociação que a ABCZ fez com as empresas de genotipagem, no qual o valor será altamente subsidiado em relação ao preço normal de mercado”, afirma Luiz Antônio Josakhian, superintendente técnico da ABCZ.

Continue a leitura após o anúncio

De acordo com Josakhian, a cada dois animais em que criador investir em genotipagem, a entidade irá custear o valor de um animal. O número é limitado a 5% da quantidade de animais participantes do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e somente para criadores integrantes do projeto.

O PMGZ é desenvolvido pela ABCZ e contempla todas as raças zebuínas. O programa é conduzido em várias etapas, entre elas: coleta de dados, processamento das avaliações genéticas, divulgação e orientação sobre o uso dos resultados.

Nas últimas décadas,  importantes descobertas na área de análise do DNA tem propiciado a inclusão da informação genômica em esquemas de melhoramento genético. Como é o caso do PMGZ. A precisão na seleção de bovinos geneticamente superiores é importante para alavancar os resultados dos programas de melhoramento genético. A genotipagem, juntamente com a seleção tradicional, acelera esse processo. 

-> Confira a entrevista com Luiz Antônio Josakhian:

-> Veja também o lançamento do “Programa Carne de Qualidade Zebu” da entidade. Clique aqui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.