[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

#SegundaComCarne | Picanha com risoto de grana padano e rapadura

Isabela Ferreira de Oliveira Camazano, vencedora do reality show de churrasco 'BBQ Brasil', fala sobre a importância dos acompanhamentos do churrasco para garantir uma mesa completa

Por Isabela Ferreira de Oliveira Camazano – Nutricionista, com formação também em gastronomia pela Le Cordon Bleu, de Londres, Inglaterra, em 2009. Promove o evento Capital Meating, que tem por objetivo apresentar ao público a cadeia de carne bovina desde a fazenda até o prato.
Picanha com risoto de grana padano.

Há menos de uma década, o “boom” do churrasco de qualidade trouxe consigo uma trupe de especialistas em assar carne na brasa, dentre eles várias mulheres que, além de se dedicarem à elaboração de cortes bovinos e a suas técnicas de preparo, se esmeraram em diversificar os acompanhamentos do prato principal. É bom lembrar que, no Brasil, culturalmente, o homem tem sido responsável por acender a churrasqueira, cuidar da brasa e da carne. Já a mulher geralmente fica na cozinha, preparando os outros pratos, que vão complementar a proteína bovina.

VEJA TAMBÉM | Bife à inglesa: tradicional, nobre e suculento

As especialistas em churrasco, porém, elaboram assados de primeira e vêm demonstrando seu talento para servir, junto com a picanha, a costela e o bife ancho, por exemplo, acompanhamentos que vão muito além da salada de rúcula, pão de alho, vinagrete, farofa e linguiça.

Percebe-se a importância dos acompanhamentos no churrasco exatamente quando eles não são servidos. Certa vez, participei de um evento do setor de carnes e, para minha desagradável surpresa (e da maioria ali presente), não havia um só carboidrato, salada, molho, enfim, nada, servido junto com a carne. A pessoa responsável pela grelha, um homem, talvez não tivesse percebido a necessidade de pratos acessórios às lindas e deliciosas peças que ele oferecia aos convidados.

Eu posso garantir que essa ideia de churrasco “completo”, com carne e acompanhamentos, vem sendo introduzida pela mulherada apaixonada pelo tema. Detalhistas, elas unem a técnica, que também já dominam, de assar uma boa peça de carne com a originalidade dos outros pratos, para garantir uma mesa completa. Isso ficou bem demonstrado em 2016, quando eu participei – e venci – o reality show de churrasco, o BBQ Brasil, promovido pelo SBT. Havia várias mulheres participantes, que inspiraram inclusive os homens a inovar na apresentação do churrasco e dos pratos acessórios.

Desde então, notamos cuidados extras com o que é servido junto do prato principal em um churrasco. As pessoas não estão mais somente preocupadas com a origem da carne bovina e com seus cortes, mas também com a qualidade, a variedade e a originalidade dos acompanhamentos. Eu, particularmente, gosto muito de uma receita de carne bovina servida com risoto de grana padano e rapadura. Aprecio misturar doce com salgado e esse prato garante isso na dose certa (veja receita abaixo).

 

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.