Abate de frangos no país atingiu volume recorde no primeiro trimestre

Segundo o IBGE, o aumento foi de 5% em relação ao primeiro trimestre de 2019

Continue depois da publicidade

Foto: Divulgação

O abate de frangos no Brasil no 1º trimestre do ano totalizou 1,51 bilhão de cabeças. O volume representa um novo recorde na série histórica da entidade iniciada em 1987. Os dados foram divulgados hoje, 10 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o IBGE, o resultado ficou 5% acima do mesmo período do ano passado e foi 2,8% superior ao 4° trimestre de 2019. O mês com o maior resultado no trimestre foi março, que apresentou uma expressiva diferença em relação a março de 2019: 12,8% a mais. Vale lembrar que o resultado reflete apenas os 15 dias dos efeitos do isolamento social para o combate da Covid-19.


Das 25 unidades da federação que têm estabelecimentos com abate de frangos inspecionado por fiscalização sanitária, 17 tiveram aumentos que contribuíram para a adição de mais 72,44 milhões de cabeças de frangos em relação ao 1° trimestre de 2019. O Paraná, que detém mais de um terço (33,5%) da produção nacional, teve também o maior aumento, 38,31 milhões de cabeças.

Foram destaques no abate de cabeças de frango os Estados do Paraná (+38,31 milhões de cabeças), Rio Grande do Sul (+10,02 milhões de cabeças), São Paulo (+8,67 milhões de cabeças), Santa Catarina (+8,38 milhões de cabeças), Minas Gerais (+7,43 milhões de cabeças), Mato Grosso do Sul (+5,40 milhões de cabeças) e Bahia (+3,12 milhões de cabeças.

O levantamento da entidade ainda aponta que houve quedas em Goiás (-4,15 milhões de cabeças) e Mato Grosso (-2,47 milhões de cabeças). Entre os principais produtores, o Paraná continua liderando amplamente o abate de frangos, com 33,5% da participação nacional, seguido por Rio Grande Sul (14,0%) e Santa Catarina (13,9%).

Suínos

O abate de suínos registrou 11,88 milhões de cabeças. O resultado é recorde para um primeiro trimestre desde o início da série histórica, em 1997.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, houve alta de 5,2%. Já em relação ao quarto trimestre de 2019, o resultado representa um recuo de 0,2%.
Tal como ocorreu com os frangos, março foi o mês com maior atividade, 9,6% acima do mesmo mês em 2019. Santa Catarina, Estado que contribui com 28,3% do total da produção nacional, teve um aumento de 352,09 milhões de cabeças em relação ao primeiro trimestre de 2019.

Exportações para a China

Conforme o IBGE, um dos fatores que estimularam o aumento no abate de suínos e frangos foi o mercado externo.

Houve um recorde de exportações de carnes para um primeiro trimestre, para suínos e bovinos, além de ser o segundo melhor primeiro trimestre da série para frangos, só ficando atrás do trimestre equivalente de 2017.

A China aumentou bastante a participação nas nossas exportações das três proteínas. O país está sendo afetado pela peste suína africana, portanto eles tentam compensar a perda na sua produção interna com as carnes brasileiras”, diz Bernardo Viscardi, analista de pesquisa.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: