Angus: Concurso de carcaças em Santa Catarina abateu mais de 200 reses

A média de peso entre as fêmeas foi de 245,46 kg; entre os machos, 284,48 kg, em média

Depois de cerca de oito horas de avaliações, o Condomínio Agropecuário Pernlochner (CAP), de Eduardo Pernlochner (Treze Tílias, SC), levou o título entre os machos do Concurso de Carcaças do Frigorífico Verdi, realizado em 3 de dezembro.

O reconhecimento foi conquistado com o lote 9, que alcançou média de peso de 290,55 kg e fez 94 pontos. Em segundo lugar entre os machos destacou-se o lote 11, de George Thaler, de Treze Tílias: o lote atingiu peso médio de 307,95 kg e pontuação de 93,5.

Nas fêmeas, o criador Roberto Natter, também de Treze Tílias, consagrou-se campeão com o lote 10, que teve peso médio de 230,45 kg e pontuação final de 80,9. A segunda colocação ficou com o lote 11, do produtor George Thaler, que chegou a 80,83 pontos. O peso médio foi de 262,79 kg.

A prova ainda consagrou como Destaque Principal entre as fêmeas o lote 3, de Nelito Taffarel (Videira, SC. O Destaque Principal nos machos ficou com o lote 5, do produtor João Carlos Randon, de Tangará. O prêmio reconhece novos produtores que enviaram lotes para participar da disputa.

Em função da pandemia, o evento ocorreu de forma híbrida (virtual + presencial), totalizando o abate de 214 animais Angus e cruza Angus. O corpo técnico da Associação Brasileira de Angus (ABA) e do Frigorífico Verdi realizou as análises presencialmente na unidade de Pouso Redondo, que puderam ser acompanhadas por produtores e demais interessados através do canal no YouTube do frigorífico.

“Tivemos lotes excepcionais e muito padronizados, tanto de machos como de fêmeas. E isso é fruto de um trabalho de seleção e de preparo realizado pelos produtores. Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa edição e com a parceria com o Frigorífico Verdi, já que este ano o concurso foi diferente por causa da pandemia, mas, mesmo assim, evidenciou carcaças de alta qualidade e todos puderam acompanhar os abates”, ressaltou Ana Doralina Menezes, gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada.

Gabriela Menezes, técnica em controle de qualidade na unidade do Frigorífico Verdi, em Pouso Redondo, acompanhou de perto as avaliações e afirmou que o concurso teve padrão, gordura e precocidade dentro da classificação de quase 100% dos animais assistidos. A técnica Francielle Soares também acompanhou os abates.

“Mais uma vez, a qualidade Angus junto com a parceria do frigorífico Verdi mostrou sua força e, principalmente, o quanto o produtor busca crescer e melhorar dentro da raça. Foi um dia muito proveitoso que ainda veio com a novidade do concurso ser transmitido ao vivo e, certamente, deixando todos ansiosos para o próximo ano”, disse Gabriela.

Fonte: Ascom ABA

Fique por dentro das novidades envolvendo bovinos de corte e leite em Raças

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.